O Porto de Sines fechou o terceiro trimestre do ano com uma movimentação total de 13,8 milhões de toneladas. Nos primeiros nove meses deste ano, passaram pelo Porto de Sines cerca de 37,9 milhões de toneladas de mercadorias, um crescimento de 14% face ao período homólogo e “o maior crescimento de sempre”, segundo a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
“Os resultados deste trimestre devem-se, primordialmente, ao Terminal de Granéis Líquidos e ao Terminal de Contentores, com índices de crescimento homólogo de 20% e 18% respetivamente, no que diz respeito ao total de tonelagem movimentada”, explica a APS numa nota enviada às redações.
No que à carga geral diz respeito, e onde se inclui a carga contentorizada, o Terminal de Contentores – Terminal XXI “continua a pautar-se por um crescimento sustentado, representando já 38% do total global do porto, e com um crescimento de 4% no que diz respeito à movimentação de TEU”, acrescenta.
O número de navios em operação comercial também registou um crescimento homólogo de 13 pontos percentuais, enquanto a balança Import/Export obteve um aumento de 22% nas operações de carga.