Os ministros de Portugal, Espanha e França assinaram ontem, dia 8 de Junho, um memorando de entendimento, no qual reafirmam o «carácter prioritário» das ligações de alta velocidade entre os três países. Este encontro realizou-se em Saragoça, no âmbito das Jornadas Redes Transeuropeias de Transportes, organizadas pela Comissão Europeia.
«A conferência deste ano adquire um interesse particular, na medida em que está em curso uma revisão dos grandes objectivos das redes transeuropeias de transportes e Portugal tem um interesse particular na inserção nestas redes, tendo em conta a sua situação periférica e a aposta que está a fazer nas ligações ferroviárias e rodoviárias», afirmou à agência Lusa o ministro António Mendonça.
Os governos dos três países pretendem através desde memorando chamar a atenção da União Europeia para a importância do eixo prioritário número três da rede transeuropeia de transportes, que engloba as ligações entre Portugal, Espanha e França.
«Se estes projectos forem considerados absolutamente necessários e indispensáveis ao reforço das redes transeuropeias de transportes, naturalmente que haverá também uma maior canalização em termos de investimento europeu», concluiu António Mendonça.