Portugueses estão mais desconfiados

Confiança dos consumidores volta a cair

Os portugueses estão cada vez mais desconfiados. O valor geral da confiança nas Instituições decresceu em Portugal e pela primeira vez, há uma disputa entre as ONG’s e as empresas enquanto instituição mais confiada.

De acordo com o Edelman Trust Barometer 2013, as organizações não-governamentais tem perdido a confiança desde 2011, de 69% para 58%, e as empresas têm crescido nesse aspeto desde 2010, de 34% para 57%.

ONG’s, Media e Governo viram também a confiança neles depositada pelos portugueses reduzir. O estudo mostra ainda que em Portugal o setor das tecnologias (84%) mantém-se como o mais confiado, seguido do setor da Eletrónica de Consumo (77%). Enquanto isso, os setores bancário e de serviços financeiros mantêm-se como os setores menos confiados.

Enquanto Portugal viu diminuir a confiança nas instituições Governo, Media e ONGs, globalmente registou-se o inverso em relação a 2012. Os entrevistados referem ter aumentado a sua confiança nas quatro instituições: Governo, Empresas, Media e ONGs. Ainda a nível global os setores da Tecnologias (78%), Eletrónica de Consumo (74%), Automóvel (70%), Alimentação e Bebidas (66%) mantêm-se como os mais confiados.

Na União Europeia é a instituição ONG’s a que os entrevistados apontam como “mais confiada” (60%), seguida da instituição Empresa (52%).

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