Smart Cities

Bosch e UP: Apresentado primeiro projeto de inovação em smart cities

Bosch e UP: Apresentado primeiro projeto de inovação em smart cities

A Bosch e a Universidade do Porto revelaram esta terça-feira, dia 13 de dezembro, os resultados do Safe Cities, um projeto de inovação que tem como objetivo criar soluções para antecipar e responder aos desafios das sociedades urbanas modernas.

O desenvolvimento de um ecossistema Internet of Things (IoT) para cidades seguras foi o principal resultado do Safe Cities, que reuniu o conhecimento da Bosch Security Systems, em Ovar, e a Universidade do Porto. As soluções apresentadas têm como meta a melhoria da segurança das cidades nas vertentes de armazenamento e processamento inteligente remoto, transmissão de dados e sensorização.

Para além disso, as tecnologias resultantes deste projeto vão possibilitar à Bosch, a aprendizagem de novos conhecimentos e capacidades. Os resultados vão ser testados na cidade do Porto.

Os trabalhos ficaram enquadrados em cinco subprojectos que possibilitaram o desenvolvimento de soluções tais como: tecnologias de comunicações edge-cloud para proteger a privacidade em ambientes big data (Cybersecurity), conceção de algoritmos de inteligência artificial para interpretar cenários bem como o design de blocos óticos para processos de manufatura (Smart Sensing) e sistemas de planeamento, configuração e manutenção em edifícios inteligentes assim como navegação urbana com base em preferências do utilizador (Software Applications).

O administrador da Bosch em Ovar, António Pereira, citado em comunicado, afirmou que as tecnologias”(…) vão beneficiar a sociedade de um modo geral, permitindo contribuir para o aumento da segurança, proteção e conforto em espaços públicos, externos e internos”.

O Safe Cities, com um investimento avaliado em 16 milhões de euros, integrou 28 colaboradores na unidade da Bosch em Ovar e 87 investigadores na Universidade do Porto.

Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento. 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever