Os portos de Setúbal e Emden, na Alemanha, estão agora mais próximos através de um protocolo de cooperação, que prevê o incremento das relações comerciais entre os dois pontos.
O novo protocolo contempla ainda a troca de conhecimentos (estudos técnico-portuários e científicos) e a relação entre as comunidades portuárias, bem como a promoção das duas regiões junto dos seus habitantes, tendo sido para isso estabelecido um programa de acções e de visitas com vista a colocar em prática e a dar vida ao acordo.
Na génese desta iniciativa está a forte presença da Volskswagen nos dois portos cooperantes, através de terminais portuários e de fábricas locais (no caso de Portugal a fábrica da Volskswagen Autoeuropa em Palmela), os mais importantes nos respectivos países para este fabricante de automóveis no que ao transporte marítimo diz respeito.
Pelo porto de Emden são carregadas e descarregadas cerca de um milhão de viaturas por ano, de e para todo o mundo, de todo o grupo Volkswagen (as empresas do grupo produzem, além de Volkswagen, Volkswagen Comercial, Audi, Bentley, Bugatti, Skoda, Seat, Lamborghini e Scania).
Este acordo é o primeiro do género efectivado entre portos portugueses e alemães.