“Percebemos que há aqui um potencial em bruto que precisa de ser trabalhado. O seminário serviu para trabalhar uma estratégia de médio e longo prazo para potenciar redes de transporte, em que os portos marítimos são as portas de entrada”, disse à agência Lusa José Luís Cacho, administrador dos portos de Aveiro e da Figueira da Foz.
Aludindo aos vários tipos de transporte – marítimo, ferroviário e rodoviário – o administrador portuário disse que “não podem estar de costas voltadas”, antes funcionarem “em conjunto” para potenciar a economia das duas regiões.
Já o presidente da Câmara da Figueira da Foz, João Ataíde, afirmou que projeto de cooperação transfronteiriço entre Portugal e Espanha, denominado “Logística Cencyl”, é “fundamental” para aferir do potencial que as duas regiões “podem oferecer em conjunto” para todo o espaço europeu.
“Vê-se que, efetivamente, há um grande potencial de crescimento e que este desenho logístico pode ser apelativo para maior investimento na região”, referiu.