Está já em construção um novo gasoduto que vai abastecer a gás natural as novas centrais de Ciclo Combinado da Iberdrola e EDP, na zona da Figueira da Foz. O projecto da REN representa um investimento de cerca de 20 milhões de euros.
Em Abril deste ano, o estudo de impacto ambiental do gasoduto obteve a declaração favorável, tendo o traçado, que percorre mais de 20 km ente Carriço e Lares, foi considerado vantajoso devido à utilização das faixas de servidão do Ramal Industrial Leirosa, que acompanha a estrada florestal da Mata do Urso, constituindo um importante corta-fogo.
O gasoduto tem uma extensão total de cerca de 23 km, sendo revestido em polietileno e enterrado, com protecção catódica adicional. No seu traçado atravessa estradas, caminhos-de-ferro e outras infra-estruturas (águas e efluentes), por perfuração horizontal com manga, e os rios Mondego e Pranto, a Vala Grande e os arrozais da baixa do Mondego, por perfuração horizontal dirigida, numa extensão de cerca de dois quilómetros.
Este gasoduto está incluído no Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Transporte, Infra-estruturas de Armazenamento e Terminais de GNL, para o período entre 2008 e 2011, estando prevista a sua conclusão em Janeiro de 2009.