REN lançou concurso para o Terminal de Sines

A REN Atlântico lançou um concurso público internacional para a contratação da empreitada para o EPC ((Engenharia de Detalhe, Procurement e Construção) que irá permitir expandir a capacidade de armazenamento de Gás Natural Liquefeito no Terminal de Sines.

A REN Atlântico lançou um concurso público internacional para a contratação da empreitada para o EPC ((Engenharia de Detalhe, Procurement e Construção) que irá permitir expandir a capacidade de armazenamento de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Terminal de Sines. Este alargarmento irá assegurar, de acordo com o empresa, «o desenvolvimento sustentado da rede e a capacidade das suas infra-estruturas, perante as previsões de consumo de Gás Natural, em Portugal e na Europa».

 

Assim, os interessados têm até dia 29 de Dezembro de 2008 para apresentarem as propostas, sendo que estas deverão prever «o aumento da capacidade de emissão do Terminal de Sines para 1.350.000 m3(n)/h e da capacidade de armazenagem, através da construção de um terceiro tanque de 150.000 m3 de gás natural liquefeito, até ao final do primeiro semestre de 2012».

 

Actualmente, o Terminal de Sines é composto por uma estação de acostagem para navios com uma capacidade de 40.000 a 165.000 metro cúbico, dois tanques de armazenamento com uma capacidade comercial de 115.000 metros cúbicos e cinco vaporizadores destinados à regaseificação. Este Terminal apresenta ainda uma capacidade (nominal) de emissão garantida de 600.000 metros cúbicos por hora (o equivalente a 5,26 bcm por ano), uma capacidade de ponta de 900.000 de metros cúbicos por hora e pode carregar até 3.000 camiões cisternas por ano (ou equivalente a 0,08 bcm por ano).

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever