De que forma organizam a vossa equipa em Portugal?
A nossa sede está situada em Paris, França. Aqui, empregamos alguns portugueses para o desenvolvimento do negócio no Google local, para fazerem comparações de preços em outros websites e para contactarem parceiros locais. Em Portugal temos duas lojas com cerca de 30 pessoas no total. Mas este número é variável, já que em alturas como o Natal chegamos a ter 45 colaboradores nos dois espaços. Se somarmos estes aos que estão na capital francesa falamos de 120 empregados que se dedicam ao mercado português.
Como se faz a gestão do stock de produtos da Pixmania? Há um armazém central? Existe mais do que um espaço para o efeito…
Nós somos apaixonados pela logística (risos). É uma parte extremamente importante do nosso negócio. Podemos fazer tudo bem antes, mas se não formos bons na logística “matamos” a nossa empresa. Temos um armazém central a cerca de 40 quilómetros de Paris. É um espaço com 75 mil metros quadrados e que direciona as suas operações para os 26 países em que estamos presentes. Trabalhamos com 27 distribuidores que diariamente levam os produtos para os nossos clientes. Em Portugal, a distribuição para entregas regulares/standard (entre 48 a 72 horas) é feita pela Seur. Para entregas “expresso” a UPS é a escolhida. Para qualquer produto escolhido, existem duas formas de entrega: regulares e expresso.
A distribuição dos produtos é feita, maioritariamente, em que meio de transporte?
Se falarmos da Seur, que no nosso site é descrita como a que efetua as entregas regulares/standard, os camiões são o transporte utilizado. Parte da nossa sede logística nos arredores de Paris parte para o hub da Seur, em Espanha, e daí arranca para Portugal. Três quartos das nossas operações são realizados nestes moldes. O avião encarrega-se de completar o restante quarto em falta, sendo que o seu transporte é assegurado pela UPS.
Quantos dias o cliente tem de esperar até receber o produto no seu domicílio?
Se o cliente fizer o seu pedido antes das 15 horas no site da Pixmania e escolher a entrega expresso, em 24 horas o produto está nas suas mãos. Após essa hora e se a escolha for a entrega standard, deverá demorar entre 48 a 72 horas.
É possível melhorar os timings da distribuição feitos pela Pixmania?
O ano passado, os pedidos tinham de ser feitos até às 12 horas, para serem entregues no dia seguinte. Este ano, encurtámos três horas, e começámos a fazer entregas 24 horas após o pedido do cliente, ainda que o contacto fosse feito até às 15h. Tentaremos, nos próximos tempos, encurtar, ainda mais, o tempo entre os pedidos e as entregas. Há a intenção de conseguir reduzir para as 16 ou até para as 21 horas nos próximos seis meses. Por outro lado, existem algumas formas de entrega de produtos que ainda não estão disponíveis no mercado português. Em França temos as “pick-up points”, que são lojas que se situam a uma distância reduzida do cliente. Esta forma de entrega é muito mais barata. Esperamos, contudo, poder instalar este serviço em Portugal num futuro próximo. Com este tipo de serviço, pode-se fazer uma encomenda até às 15 horas e receber o produto às 19. Estamos a falar de timings muito bons, mas para que isto suceda é necessário ter a logística perto das pessoas. Em Portugal isto será uma realidade quando o mercado da internet estiver maduro.
Leia mais sobre a Pixmania na edição impressa de novembro/dezembro da LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE.