A crise económica internacional e o consequente colapso do comércio global tiveram um enorme impacto no sector dos transportes, de acordo com dados estatísticos divulgados pelo International Transport Forum (ITF).
Segundo o observatório, o tráfego global de contentores caiu (TEU) 26% em 2009, enquanto a carga área diminuiu 10%. Os dados relativos ao ano transacto revelam também uma redução de 23% a nível mundial da carga ferroviária e uma diminuição um pouco acima dos 21% no transporte terrestre de carga efectuado da União Europeia (UE).
O relatório apresentado refere ainda que o transporte de passageiros não foi tão afectado pela crise como o transporte de fretes. Contudo, o transporte aéreo de passageiros sofreu uma quebra de 3,5% nos países membros da International Air Transport Association (IATA), um valor muito próximo da redução (3,8%) que o transporte ferroviário de passageiros nos países membros do ITF sofreu.
De acordo com o ITF, a informação no que respeita ao transporte efectuado por carros particulares é menos precisa, no entanto, existem dados de 2008 que revelam que houve uma quebra um pouco acima do 1% nos países da União Europeia. Em relação ao registo de automóveis privados, a ITF acrescenta que se verificou em 2009 uma diminuição na ordem dos 3%. Esta descida resultou de um comportamento de adiamento na compra de bens duráveis por parte do consumidor.
O investimento em infra-estruturas no sector diminuiu 0,8% em 2008 nas economias mais maduras da Europa Ocidental, nos Estados Unidos da América e no Japão. Ao contrário, na Europa Central e de Leste o crescente investimento que tem vindo a ser feito em infra-estruturas de transportes não abrandou com a crise.