O responsável da Sonae MC indicou que o novo projeto tem implicado a mudança de instalações para uma nova plataforma, localizada na Azambuja, e a aposta num processo de aprovisionamento às lojas em grande parte automatizado, da responsabilidade da EFACEC.
Responder ao crescimento acentuado do número de SKU e de lojas é o objectivo do projeto, que deverá estar concluído no início do próximo ano.
As vantagens do SAP Retail foram apresentadas por Paulo Sarmento, da Roff, empresa de consultoria em SAP que fatura 40 milhões euros, metade dos quais em Portugal. Com este sistema, é possível obter informação centralizada e métricas de análise que permitem fazer o planeamento, conhecer os hábitos de consumo, definir mais adequadamente os formatos e sortidos das lojas e planear e avaliar categorias e sortidos, promoções e pricing.
Silvério Paixão, da GS1 Codipor, apresentou os projetos em curso na associação, como o GPSN – Global Data Synchronization Network, que fornece ao operador informação correta para planear os seus meios. Existem já 27 bases de dados certificadas em todo o mundo e brevemente haverá uma em Portugal. O EPCIS, que faz o registo de dados e eventos físicos, permite dar uma visibilidade contínua e imediata da cadeia de abastecimento, garantindo o track&trace e um aumento da segurança da mercadoria.