O volume de negócios combinado entre a UPS e a TNT é estimado em mais de 45 mil milhões de euros por ano, segundo informação avançada pelo Diário Económico.
“É um dia difícil e um grande dia. Difícil porque a TNT é uma companhia orgulhosa de si e é difícil aceitar ser comprada”, disse a presidente executiva da empresa, Marie-Christine Lombard.
O acordo prevê que a UPS faça uma oferta pública de aquisição para a totalidade da TNT Express pelo valor unitário de 9,50 euros por ação.
Em fevereiro a TNT Express reportou perdas de 173 milhões referentes ao último trimestre de 2011, admitindo focar mais as suas operações no core do mercado europeu.
O acordo põe fim a anos de especulação sobre o futuro da TNT, depois da separação da empresa holandesa de serviços postais PostNL, em Maio de 2011, e da entrada em bolsa no ano passado. A PostNL, que se mantém como a maior acionista da TNT, com 29,8%, já disse que apoiará a transação, e a alemã Deutsche Post DHL, a grande rival da UPS na Europa, reagiu de imediato ao acordo e disse que a Comissão Europeia terá que examinar a proposta de compra atentamente. A UPS acredita que as autoridades europeias anti-trust irão aprovar a compra sem uma longa investigação.