Todas as áreas de negócio do retalhista verificaram um aumento, mas o aumento verificado, sobretudo, nas vendas online, e que consequentemente desafiou as operações logísticas da John Lewis, levou a empresa a apelidar esta época natalícia de ‘Logistics Christmas’.
Durante este período, as vendas online cresceram cerca de 19%, com o website da empresa a representar 36% do total de vendas. Já o Click & Collect tem sido uma das áreas de negócio que mais tem crescido, com 56% das compras efetuadas online durante esta época a serem levantadas nas lojas.
“Este ano veio mostrar que o comércio na altura do Natal está a mudar, com um ‘pico’ a registar-se no início de novembro, devido à Black Friday, e com uma nova corridas às compras de última hora, já perto do Natal”, revelou Andy Street, Managing Director da John Lewis.
E esta procura dos consumidores por uma maior conveniência nas compras levou a que a empresa tivesse que fazer um grande investimento nas operações logísticas. “Os investimentos que temos feito e os novos recursos de que dispomos agora na área da distribuição e de IT têm sido fundamentais para navegar por todas estas mudanças que têm ocorrido no retalho”, conclui Andy Street.