A saída de bens nacionais caiu 2,6% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, quando em janeiro tinham aumentado 6,8% na comparação homóloga, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
O volume das exportações em fevereiro ressentiu-se sobretudo devido ao comércio com os países da União Europeia, onde a evolução das vendas de veículos e de outros materiais de transporte pressionou o conjunto de bens exportados.
As exportações para o espaço da UE totalizaram 2677 milhões de euros (menos 2,5% do que em fevereiro de 2012 e menos 4% do que no mês anterior), enquanto para o mercado extracomunitário o volume exportado foi de 1021 milhões (menos 2,8% na comparação homóloga e menos 5,5% na comparação mensal).
As exportações estão condicionadas pela evolução da atividade económica nos principais mercados europeus num quadro de recessão na zona euro. Foi, aliás, neste contexto que a contração da saída de bens nos últimos três meses do ano passado ditou um agravamento da recessão no último trimestre para 3,8%.Para este ano, é esperado um abrandamento da saída de bens em relação a 2012 (o Banco de Portugal prevê um crescimento das exportações de 2,2%).