Um aumentou de 3% em 2009, que permitiu alcançar os €101,7, são os números do volume de negócios apresentado pelo Grupo LPR relativos a 2009. Quanto ao número de paletes movimentadas, este aumentou 4%, excedendo os 39 milhões.
A LPR conseguiu compensar o declínio do volume orgânico de alguns clientes directamente afectados pela crise através de acordos alargados com outros clientes e de ganhos líquidos relativos a novos clientes, de acordo com informação avançada pela mesma.
Deste grupo fazem parte: Sodiaal Candia em França, Heineken e Garcia Carrion em Espanha, Kellogg?s e Weetabix no Reino Unido e Ontex na Alemanha.
Quanto à distribuição do sue volume de negócios geograficamente, a LPR regista cerca de 45% do respectivo volume de negócios em França; 35% em Espanha e Portugal; 15% no Reino Unido e mais de 5% no Benelux e na Alemanha. «Em 2009, o Reino Unido voltou a contribuir significativamente para os bons resultados do Grupo, apresentando um crescimento de dois dígitos», explica Torsten Wolf, Presidente da LPR. «O mesmo se aplica à nossa filial na Alemanha, que impulsionou substancialmente o nosso desenvolvimento».
Em 2009 foram ainda abertos quatro armazéns de paletes integrados nas instalações de clientes. «Isto permite registar poupanças significativas nos custos de transporte», afirma o presidente. A LPR dispõe ainda de uma unidade de optimização do transporte, que trabalha em estreita colaboração com os clientes para identificar as oportunidades de transporte de pooling. Deste modo, um transportador pode levar paletes de um armazém da LPR, entregá-las na fábrica de um cliente e lá recolher produtos acabados, para os entregar num centro de distribuição de um retalhista no caminho de regresso ao armazém. «O objectivo consiste em evitar que os camiões regressem sem carga, tanto para nós como para os nossos clientes», explica Torsten Wolf.
Para 2010, o Grupo LPR continuará a expansão na Europa, através da implementação de operações na Escandinávia e em Itália, onde já começou a investir.