As empresas WAY2B anunciaram esta semana um investimento de 200 milhões de euros na construção e exploração da Plataforma Logística de Valença.
O projecto, que está dividido em duas fases e começará a ser construído no próximo ano, representa uma das doze plataformas projectadas pelo Plano Portugal Logístico.
As principais vantagens deste investimento vão desde a centralidade relativamente à euro-região Norte de Portugal Galiza, às excelentes condições de acessibilidade rodo-ferroviária, uma ampla oferta de infra-estruturas portuárias (Leixões, Viana e Vigo) e aero-portuárias (Porto, Vigo, Corunha e Santiago de Compostela), bem como redução dos custos de transferência de mercadorias e eficiência e rastreabilidade do tráfego de mercadorias através da “Janela Única Logística”.
Após uma primeira fase, onde serão investidos 105 milhões de euros e gerados 2500 postos de trabalho directos, e 6250 indirectos, para além dos 1200 decorrentes da fase de construção, serão acrescentados 78ha à área de ocupação inicial (57ha), permitindo a criação de mais postos de trabalho.
O Plano Portugal Logístico foi apresentado pelo Governo em Maio de 2006 e visa transformar Portugal numa plataforma atlântica para os movimentos internacionais nos mercados ibérico e europeu.