Supply Chain

XPO Logistics e Nestlé vão construir centro de distribuição com robótica e veículos autónomos

XPO Logistics e Nestlé vão construir centro de distribuição com robótica e veículos autónomos

A XPO Logistics e a Nestlé anunciaram esta quarta-feira (20 de junho) que se vão unir para criar um armazém logístico e centro de distribuição, no Reino Unido, que irá incluir algumas das tecnologias mais avançadas para operações logísticas, nomeadamente robots e veículos autónomos.

Este centro logístico, que será instalado no Parque Logístico SEGRO East Midlands Gateway em Leicestershire, contará com 60 mil metros quadrados de superfície e irá albergar os produtos de consumo empacotados da Nestlé, servindo ainda de plataforma de banco de provas para protótipos de tecnologia concebidas pela XPO antes do seu lançamento à esfera global.

A unidade deverá estar pronta a entrar em funcionamento em 2020 e contará com sistemas avançados de classificação e robótica, para além de automatização desenvolvida conjuntamente com a Swisslog Logistics Automation. “O ecossistema digital do centro integrará dados preditivos e máquinas inteligentes, constituindo assim um dos centros de gestão de distribuição mais avançados do mundo e oferecendo aos consumidores um acesso mais rápido e eficiente a marcas como Kit Kat, Maggi, Nescafé e Buxton, assim como a outras marcas reconhecidas da Nestlé”, explicam as empresas numa nota enviada às redações.

David Hix, diretor da Supply Chain da Nestlé, explica que “tem sido bastante gratificante trabalhar com a XPO Logistics na construção de um armazém digital emblemático e um laboratório tecnológico em East Midlands Gateway Logistics Park. Trata-se de um investimento pioneiro no mundo para a Nestlé, cimentado num século e meio de uma história de orgulho neste país. A nossa aliança com a XPO assentará na inovação e na investigação nas nossas operações logísticas no Reino Unido e contribuirá para assegurar o futuro do nosso negócio. Teremos uma capacidade de resposta ainda maior para satisfazer as expectativas dos nossos clientes através das nossas marcas, entre as quais se destacam algumas das mais reconhecidas à esfera global”.

Já Richard Cawston, diretor-geral da Supply Chain da XPO Logistics Europe, acrescenta que “a Nestlé confiou à XPO a arquitetura digital para a sua visão de futuro. Juntos, criaremos oportunidades ilimitadas para explorarmos novas tecnologias num contexto logístico de vanguarda. O novo centro de East Midlands funcionará como um think tank e será uma plataforma de lançamento para as inovações da XPO, com impactos de grande alcance no ramo. Esperamos que seja uma colaboração bastante inovadora com a Nestlé”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever