- Revista Sustentável - https://www.revistasustentavel.pt -

Estudo: Criação de novos negócios na Europa terá sustentabilidade no centro

Um novo relatório da consultora McKinsey [1] sobre a criação de novos negócios, o The state of new-business building [2]”, revela que para quase metade (42%) dos empresários europeus a sustentabilidade será a principal proposta de valor dos novos negócios nos próximos cinco anos. Apesar disso, o relatório nota que atualmente apenas cerca de 20% monitorizar o impacto ambiental dos novos projetos.

Aliado a isso, a sustentabilidade [3] será um dos três principais fatores que, segundo a McKinsey, nos próximos cinco anos, maior influência terá no crescimento e desenvolvimento de novos negócios.

“A pandemia veio acelerar e globalizar o fenómeno de construção de novos negócios, mas, num futuro próximo, novos desafios se colocam para responder à procura dos clientes e do próprio mercado. Nessa medida, as empresas devem incorporar no desenvolvimento de novos produtos e serviços tópicos como as alterações climáticas e uma liderança mais inclusiva”, salienta o sócio da McKinsey & Company em Espanha, Santiago Fernández.

De acordo com os resultados do inquérito, mais de 90% dos gestores inquiridos ​​afirmam que pretendem incluir as questões relacionadas com a sustentabilidade nos seus novos modelos de negócio.

Pode aceder ao relatório completo aqui [4].