Economia Circular

Lousã recebe o diploma Bandeira Verde ECOXXI 2022

Lousã recebe o diploma Bandeira Verde ECOXXI 2022

A Lousã obteve um índice de sustentabilidade ambiental superior a 80% e foi reconhecida como um dos municípios mais sustentáveis do país.

A Lousã ficou num grupo de 10 autarquias que obtiveram um índice superior a 80%, constituído por Águeda, Braga, Leiria, Oeiras, Pombal, Santo Tirso, Sintra, Torres Vedras e Valongo.

O programa ECOXXI implementado pela Associação Bandeira Azul da Europa, desde 2005, tem como objetivo reconhecer as práticas de sustentabilidade municipais, através da avaliação de um grupo de especialistas de 21 indicadores e 70 subindicadores nas vertentes ambiental, económica e social.

A avaliação dos indicadores permite verificar as metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), focando no planeamento e gestão de recursos assim como na proteção e salvaguarda do património cultural e natural, com importância no cumprimento do ODS de Cidades e Comunidades Sustentáveis e o de Produção e Consumo Sustentáveis.

O grupo de peritos faz parte da Comissão Nacional que envolve 34 entidades, entre as quais a Agência para a Energia, a Agência Portuguesa do Ambiente, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, entidades reguladoras bem como universidades.

O prémio Bandeira Verde ECOXXI foi entregue na quinta-feira, dia 27 de outubro, numa cerimónia que decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde.