Agricultura

Quinta da Pacheca reforça sustentabilidade com horta biológica

Quinta da Pacheca aposta em horta biológica para reforçar sustentabilidade

O ‘Pacheca Nature’, conceito da Quinta da Pacheca que visa um compromisso com a sustentabilidade e com o ambiente, já deu o primeiro passo. Num dos espaços da propriedade junto ao rio Douro nasceu uma horta biológica com centenas de espécies entre flores, frutícolas, ervas aromáticas e leguminosas.

Em comunicado, a empresa explica que o conceito pode vir a ser mais um motivo de atração turística. “Procuramos sempre criar momentos especiais para os nossos hóspedes e visitantes, porque é isso que nos diferencia”, considera a diretora-geral adjunta e responsável pela área de enoturismo da Quinta da Pacheca, Sandra Dias. “Tudo o que fazemos na empresa tem uma preocupação com aquilo que é genuíno e autêntico, e esta horta biológica enquadra-se nesse conceito”, reforça a responsável.

Muitas das espécies que estão a ser plantadas serão usadas no restaurante da unidade hoteleira. “Não seremos, para já, autossuficientes, mas já é muito importante ter na oferta do restaurante uma parte relevante do que as terras da Pacheca produzem, além do vinho”, sustenta Sandra Dias.

Na construção de todas as infraestruturas da horta foram utilizados materiais reutilizados da quinta (paletas, paus e pedras da vinha, sobras de construções da área do hotel e da atividade agrícola e vitícola). A horta conta ainda com um centro de compostagem.

Entre as espécies vigentes na horta biológica estão pimentos padrón, tomate coração de boi, cabaças, amores-perfeitos, ervilhas-de-cheiro, cidreira, a lavanda, entre outras hortícolas de fruto, leguminosas, raízes, flores e ervas aromáticas.