O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e a Fundação Amélia de Mello anunciaram a abertura das candidaturas à “Bolsa José Manuel de Mello Empreendedorismo”, um projeto que reconhece projetos de investigação e desenvolvimento, nas áreas da sustentabilidade e empreendedorismo.
A bolsa, que será atribuída pela primeira vez este ano, conta com um valor de 150 mil euros e pretende reconhecer “projetos de investigação originais em fase de prova de conceito, com um potencial relevante para o cumprimento dos objetivos nacionais de descarbonização, com um foco particular na transição energética”, refere o comunicado.
Segundo as entidades, as candidaturas “devem incluir projetos desenvolvidos por investigadores integrados em instituições portuguesas ou cuja implementação ocorra em Portugal”.
O comunicado enviado às redações explica ainda que os projetos de investigação podem incidir “em soluções de melhoria da eficiência energética, promoção de uma gestão eficiente da água e/ou solo, adoção de princípios de economia circular, consumo sustentável e cadeias curtas de abastecimento ou outras soluções que visem dar resposta à transição energética e neutralidade carbónica e com forte potencial de implementação no tecido empresarial num horizonte temporal de três anos”.
“A Bolsa José Manuel de Mello Empreendedorismo é mais uma concretização do nosso compromisso para promover a sustentabilidade no meio académico e empresarial. A disponibilização de recursos financeiros e apoio a investigadores e empreendedores vem estimular e alavancar a aplicabilidade de inovações científicas no tecido empresarial, fortalecendo o espírito inovador e empreendedor em Portugal”, referiu Filipa Pantaleão, Secretária-Geral do BCSD Portugal.
A candidaturas podem ser submetidas entre 20 de março e 30 de abril, sendo o vencedor anunciado em junho de 2024.
As candidaturas submetidas vão passar por um processo de avaliação por parte do Júri e serão pontuadas (de um a cinco valores), tendo em conta os critérios de “Excelência e Novidades”, “Impacte” e “Implementação”, esclarecem as entidades.
Pode consultar e submeter as candidaturas aqui.