Retalho

Grupo Aldi reduz emissões de âmbitos 1 e 2 em 23%

Aldi Portugal aumentou produção de energia verde em 35%

A Aldi Nord reduziu em 23% as suas emissões de âmbitos 1 e 2 (em comparação com 2020). A revelação surge no âmbito do Relatório Intercalar 2022.

Segundo a empresa, para a redução das emissões, contribuíram várias medidas – como, por exemplo, o aumento da utilização de energias renováveis, a otimização das operações logísticas e a implementação de medidas de eficiência energética nas lojas e centros de distribuição. O objetivo final é reduzir as emissões de âmbitos 1 e 2 em 55% até 2030 em relação aos níveis de 2020.

Em Portugal, as emissões de âmbito 1 e 2 aumentaram 80,77%, de 6 974  para 12 607 toneladas de CO2e (utilizando a métrica baseada no mercado – isto é, nos contratos de energia da empresa, e utilizada para o cálculo da Aldi Nord). Se tomarmos as emissões baseadas no local, isto é, que têm em conta a rede energética e sem contar com os contratos de energia, as emissões desceram 0,77%.  Se utilizarmos o mesmo cálculo para os valores do grupo, a queda das emissões é de cerca de 5%.

Relativamente às emissões de âmbito 3, que representam aproximadamente 99% das nossas emissões totais, a maioria das emissões – 96% – estavam na Categoria 1 (bens e serviços adquiridos). Os dados referentes às emissões do âmbito 3 ainda não estão disponíveis. “Estas são emissões geradas pelos fornecedores das empresas Aldi, nos quais podemos exercer uma influência limitada”, explica o relatório. Dessa maneira, estabeleceu como meta que 75% dos fornecedores, nessa categoria, se deviam comprometer a fixar até 2024 os seus próprios requisitos. Em 2022, atingiram 42% do objetivo.

Progressos em Portugal

A Aldi Portugal aumentou a produção de energia verde em 35% durante 2022, através da instalação de painéis fotovoltaicos nas lojas e Centro de Distribuição da Moita.

Segundo explicado, foram instalados 12 sistemas fotovoltaicos adicionais e a potência instalada foi aumentada em 50%. Apesar disso, no objetivo de instalação destes painéis em 40 lojas mais antigas até 2025, não existiu nenhuma instalação em 2022. Para este ano, prevê-se que cinco a dez lojas sejam equipadas com este sistema.

Específico do mercado português, a retalhista tinha apenas um outro objetivo, que 100% dos produtos embalados de pescada de marca própria (produtos congelados) tenham certificação MSC até ao final de 2022, algo que já foi alcançado.

Outros objetivos

Em 2022, a Aldi Nord conseguiu que 67% das embalagens de artigos de marca própria do grupo sejam recicláveis e, desde 2020, conseguiu poupar mais de 83 mil toneladas de material de embalagem, reduzindo-o ou eliminando-o na totalidade.

Além disso, o grupo já conseguiu, entre outros:

  • Reduzir em 11% a utilização de plástico virgem, em comparação a 2020;
  • 15% de material reciclado nas embalagens de marca própria;
  • Redução do peso total do material de embalagem própria (excluindo frutas e produtos hortícolas) em 14% face a 2020;
  • 63,9% das alternativas vegetarianas e vegan à base de soja aos produtos lácteos, carne, pescado e ovos (rotuladas com V-Label) foram produzidas com soja europeia e/ou certificada até ao final de 2022.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever