Sustentabilidade

P2X Europe e Navigator querem produzir combustível verde para a aviação

Navigator e P2X Europe vão produzir combustível verde para a aviação

A The Navigator Company e a empresa alemã P2X Europe juntaram-se para criar a P2X Portugal. O objetivo passa por desenvolver uma unidade industrial de última geração para produzir, em larga escala, combustíveis não fósseis para o setor da aviação, também conhecidos como e-SAFs (e-Sustainable Aviation Fuels) – jet-fuel (querosene) sintético, neutro em carbono, produzido a partir de hidrogénio verde e CO2 biogénico.

Segundo explicado em comunicado, o projeto quer tirar partido da elevada competitividade de Portugal na produção de energia renovável (solar e eólica) e do CO2 biogénico gerado pelas biorrefinarias da Navigator que utilizam como recurso as florestas sustentáveis.

A joint venture integra toda a cadeia de valor do processo, incluindo a captura de até 280 mil toneladas por ano de CO2 biogénico e várias centenas de megawatts de nova capacidade de energia renovável. O projeto visa atingir uma capacidade total de produção de eFuel (eSAF) de 80 mil toneladas por ano assim que totalmente desenvolvido.

Para as duas primeiras fases de desenvolvimento, o investimento do projeto totalizará cerca de 550-600 milhões de euros na instalação de produção de H2 verde, na infraestrutura e processo de captura de CO2 biogénico, e na capacidade de produção de 40 mil toneladas por ano de crude e combustível sintético. O CO2 biogénico é originalmente sequestrado da atmosfera por fotossíntese e armazenado nas árvores. O uso de material florestal sustentável em processos industriais de biorrefinaria da Navigator conduz a emissões biogénicas de CO2.

Sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes e a uma decisão final de investimento positiva prevista para meados de 2023, o projeto está programado iniciar a operação comercial no primeiro semestre de 2026.

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