Energias Renováveis

UE importa mais do dobro de produtos energéticos verdes do que exporta

iStock 1258073963

A União Europeia importou 13,8 mil milhões de euros de produtos energéticos verdes (incluindo turbinas eólicas, painéis solares e biocombustíveis líquidos) durante o ano de 2021, proveniente de países de fora do bloco comunitário. O valor exportado foi menos de metade (5, 7 mil milhões de euros), de acordo com o Eurostat.

28.11 energy products fig1 web

Analisando os dados em maior detalhe, a UE importou 9,8 mil milhões em painéis solares, 3,4 mil milhões em biocombustíveis líquidos e 0,6 mil milhões em turbinas eólicas. Enquanto, nos dois primeiros, as exportações europeias são em menor número (1,3 mil milhões cada uma), nas turbinas eólicas a UE exportou mais que importou (3,2 mil milhões em exportações).

28.11 energy products fig2 web

Quando comparado aos dados de 2012, existiu um aumento na importação de turbinas eólicas e biocombustíveis líquidos em 418% e 7%, respetivamente. Já a importação de painéis solares diminuiu 3%.

No campo das exportações, existiu um aumento nas turbinas eólicas de 9% e nos biocombustíveis líquidos em 173%. A exportação de paineis solares diminuiu 12%.

Principais mercados da UE

  • Turbinas eólicas: China – principal parceiro na importação; Reino Unido – principal parceiro na exportação;
  • Painéis solares: China – principal parceiro na importação; Estados Unidos da América – principal parceiro na exportação;
  • Biocombustíveis líquidos: Argentina – principal parceiro na importação; Reino Unido – principal parceiro na exportação.