Capital Natural

Região Centro vai receber 3 milhões de euros para ações de conservação da natureza

Região Centro vai receber 3 milhões de euros para ações de conservação da natureza iStock

A Autoridade de Gestão do Programa Regional Centro 2030 lançou um concurso, com uma dotação de 3 milhões de euros, para apoiar ações de proteção e conservação da natureza e da biodiversidade em áreas protegidas da região Centro.

De acordo com a comunicação, a iniciativa destina-se a municípios e entidades que integram as Comissões de Cogestão destas zonas.

As intervenções abrangem vários territórios classificados da região Centro, incluindo os Parques Naturais (Douro Internacional, Serra da Malcata, Serra da Estrela, Serra de Aire e Candeeiros, e Tejo Internacional), as Reservas Naturais (Dunas de S. Jacinto, do Paul de Arzila, das Berlengas e do Paul do Boquilobo), bem como a Paisagem Protegida da Serra do Açor e o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas.

As intervenções a apoiar incidem na recuperação e proteção de espécies e habitats, bem como na reabilitação de ecossistemas degradados ou sujeitos a impactes severos.

Além disso, as medidas incluem ainda ações de conservação e valorização de geossítios e monumentos naturais, a prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras, e intervenções de adaptação às alterações climáticas em áreas com relevância para a biodiversidade.

A par disto, será também apoiado o reforço da rede de parques, infraestruturas verdes e unidades de paisagem, promovendo a diversidade de espaços de reencontro com a natureza e a criação de novos habitats e nichos ecológicos.

As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 30 de setembro de 2025.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever