Podcast

1º Episódio

O impacto positivo na Leroy Merlin

Afinal, o que é isto do Impacto Positivo que tanto se fala? E como podemos pô-lo em prática nas empresas? Neste primeiro episódio do podcast Descarbonizável, estivemos à conversa com Bernardo Augusto, responsável de Impacto Positivo da Leroy Merlin, e Marta Jordão, Key Account Manager da Helexia, para conhecer os projetos de descarbonização deste retalhista.

Entrevistados

Podcast Descarbonizável

Bernardo Augusto, responsável de Impacto Positivo da Leroy Merlin

podcast Descarbonizável

Marta Jordão, Key Account Manager da Helexia

Um podcast baixo em carbono

Descarbonizar é a maior transformação que as empresas têm de enfrentar. Já não se coloca a questão sobre se vamos “descarbonizar”, mas sim: Em quanto tempo? E de que forma?

Na sua definição mais simples, descarbonizar significa ‘tirar carbono a’. No caso da energia significa que, cada vez mais, queremos trocar as energias fósseis, que emitem gases de efeito estufa, por energias verdes, renováveis e autossustentáveis, em todos os processos de produção de bens e serviços. De cada vez que trocamos uma energia fóssil por uma energia verde, estamos a retirar carbono dos processos e dos produtos finais.

É com esta linha de pensamento que a revista Sustentável e a Helexia se associam para partilhar bons exemplos de empresas que já estão a percorrer ou a iniciar este caminho. De que forma o estão a fazer? Quais os resultados que estão a obter? Quais as dificuldades e desafios?

O podcast “Descarbonizável”, cujo nome surge da junção da palavra “descarbonização” com “sustentável”, vai abordar todas estas questões e outros temas relacionados, em conversas de 25 a 30 minutos moderadas por Isabel Martins, diretora da revista Sustentável.

Para a Helexia é essencial fomentar estas discussões positivas, para que que a transição energética seja uma oportunidade para o desenvolvimento sustentável das empresas e da sociedade em geral. Sendo a revista Sustentável uma publicação focada na partilha de práticas de sucesso de sustentabilidade e modelos de negócio que contribuem para as metas da descarbonização, é o parceiro ideal para abraçar esta aventura em conjunto”, explica João Guerra, diretor de Marketing e Comunicação da Helexia.