Circularidade

Auchan resgatou perto de 884 kg de alimentos em 2025 e reforçou aposta na economia circular

Auchan resgatou perto de 884 kg de alimentos em 2025 e reforçou aposta na economia circular Direitos Reservados

A Auchan anunciou que, em 2025, alcançou um marco significativo na sua missão de sustentabilidade ao resgatar 883.680 kg de alimentos que seriam descartados, consolidando a sua estratégia “Desperdício Zero”.

De acordo com o comunicado de imprensa, este resultado foi possível graças a uma combinação de inovação interna, parcerias estratégicas e o envolvimento dos consumidores.

A base deste sucesso repousa em dois pilares fundamentais. Por um lado, a aposta contínua na parceria com a aplicação Too Good To Go permitiu resgatar 221.051 “surprise bags”, o que corresponde a mais de 221 toneladas de alimentos. Esta colaboração teve um impacto ambiental significativo, evitando a emissão de 596.838 kg de CO2.

Por outro lado, a Auchan avançou que deu um novo propósito a 6.664.007 unidades de produtos através de iniciativas de economia circular, uma abordagem que vai muito além de simples descontos.

Segundo a nota de imprensa, foi na área de economia circular que a criatividade mais brilhou. Exemplos disso incluem a Cerveja Artesanal “Casqueiro”, produzida em colaboração com o produtor local Barona, na qual mais de 65 kg de pão excedente foram transformados numa cerveja de sucesso, com a produção a crescer para mais de 2.500 unidades para atender à elevada procura.

Também foi destacada a Kombucha de Casca de Laranja, resultado de uma parceria com a OK Kombucha, que reaproveitou as cascas de laranja das máquinas de sumo fresco das lojas para criar uma bebida refrescante e sustentável.

Outro exemplo é a criação de duas variedades de Gelado de Banana – Banofee e Vegan – desenvolvidas em conjunto com a marca O Gelado, que permitiu à Auchan dar uma nova vida a 6.500 bananas maduras.

Adicionalmente, no âmbito do Programa “Militantes do Desperdício Zero”, foram doados 4,4 milhões de euros em excedentes alimentares a 183 instituições.

De acordo com a marca, “o balanço de 2025 prova que a luta contra o desperdício alimentar pode ser um motor para a inovação, criando um ciclo virtuoso que beneficia o planeta, a economia e o consumidor”.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever