Consumo Ético

Desperdício alimentar: Portugal está acima da média europeia

Desperdício alimentar: Portugal está acima da média europeia iStock

Em Portugal, o desperdício alimentar atingiu os 183 kg por pessoa em 2023, um valor superior à média da União Europeia (UE), que se fixou em cerca de 130 kg por pessoa, colocando assim o país na metade superior da tabela europeia.

De acordo com os dados do Eurostat, em 2023, a UE gerou 58,2 milhões de toneladas de desperdício alimentar, o que corresponde a cerca de 130 kg por pessoa. Este valor, que inclui partes comestíveis e não comestíveis, representa um aumento de 0,7% face a 2022.

A comunicação do serviço europeu de estatística também revelou que os agregados familiares foram responsáveis por mais de metade do desperdício alimentar na UE (53%), o equivalente a 69 kg por habitante.

Os restantes 47% resultaram das várias etapas da cadeia de abastecimento alimentar: 19% provenientes da indústria de transformação de alimentos e bebidas (24 kg por habitante), 11% do setor da restauração e serviços alimentares (14 kg por habitante), 10% da produção primária (12 kg por habitante) e 8% do retalho e outras formas de distribuição alimentar (10 kg por habitante).

Entre os países com maiores níveis de desperdício, destacam-se o Chipre (286 kg por pessoa), Grécia (281 kg) e Dinamarca (261 kg). No extremo oposto, Hungria apresenta o menor desperdício alimentar da UE, com 88 kg por habitante, seguida da Lituânia e Países Baixos, ambos com valores abaixo dos 120 kg.

Está aberta a consulta pública para a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

 

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever