Circularidade

Reciclagem de vidro cresceu no Baixo Alentejo em 2025

Reciclagem de vidro cresceu no Baixo Alentejo em 2025 iStock

A Resialentejo registou um crescimento de 14% na recolha de vidro para reciclagem em 2025, o que corresponde a mais 162 toneladas face a 2024. Entre janeiro e novembro do último ano, a empresa intermunicipal encaminhou 1.318 toneladas de vidro, comparando com 1.156 toneladas no mesmo período de 2024.

A entidade responsável pela gestão de resíduos urbanos em oito municípios do Baixo Alentejo referiu que os dados apresentados não incluem o último mês do ano, uma vez que as ações teriam de estar obrigatoriamente concluídas até 31 de dezembro de 2025.

Ainda assim, a empresa salienta que, até ao final de dezembro, foram encaminhadas 1.383 toneladas de vidro, o que representa mais 195 toneladas face a 2024, quando se registaram 1.188 toneladas.

Segundo o comunicado de imprensa, os resultados obtidos refletem o compromisso contínuo da empresa com a sustentabilidade e a economia circular, sendo fruto de um conjunto de iniciativas desenvolvidas ao longo de 2025, destinadas a sensibilizar a população e a promover a correta separação e reciclagem de vidro na região.

As ações, desenvolvidas em parceria com a Sociedade Ponto Verde, abrangeram o setor HORECA, mas também os consumidores, nomeadamente em grandes superfícies comerciais, complementadas por uma forte componente digital.

No balanço da iniciativa, a campanha “Desafio SeparAção Vidro” incluiu ações porta-a-porta em 150 estabelecimentos HORECA, tendo sensibilizado mais de três mil pessoas através da distribuição de materiais promocionais.

No que respeita à ação “ReciclaVidro”, realizada em superfícies comerciais, e recorrendo a stands, mascote, QR codes e distribuição de materiais informativos, foram estabelecidos cerca de dois mil contactos diretos, complementados por campanhas digitais com forte presença nas redes sociais.

Ambos os projetos estão integrados no programa “Juntos a Reciclar ++”, da Sociedade Ponto Verde.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever