A Sociedade Ponto Verde (SPV) vai apoiar 39 projetos em todo o país no âmbito da edição deste ano do programa Juntos a Reciclar ++, que conta com um investimento recorde de mais de 707 mil euros.
De acordo com o comunicado de imprensa, a iniciativa visa reforçar o compromisso com as metas nacionais de reciclagem, com especial enfoque na valorização das embalagens de vidro.
A comunicação também realça que as iniciativas selecionadas resultam de 33 candidaturas provenientes de várias regiões do país e serão financiadas com o objetivo de promover ações de comunicação, sensibilização e educação ambiental, desenvolvidas por Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), Câmaras Municipais e empresas municipais.
Recorde-se que, nesta edição, o investimento inicial já tinha sido reforçado face ao ano anterior — 600.000 euros em 2025, comparativamente aos 500.000 euros em 2024. No entanto, face ao desafio acrescido de atingir as metas de reciclagem de embalagens de vidro — 65% até 2025 e 70% até 2030, a SPV reforçou o investimento no projeto.
Este ano, das 33 candidaturas selecionadas, 16 são provenientes de Câmaras Municipais, 13 de Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) e quatro de empresas municipais. As 39 iniciativas apoiadas abrangem entidades de quase todos os distritos do país, incluindo também projetos oriundos dos Açores e da Madeira.
“Sabemos que os desafios são cada vez maiores, em especial no que toca às metas de reciclagem do vidro, e é por isso que continuamos a apostar numa resposta colaborativa, próxima e sustentada. Acompanhamos de forma muito próxima os nossos parceiros, financiando os projetos que desenvolvem no terreno para, em conjunto, encontrarmos e potenciarmos soluções eficazes, adaptadas a cada realidade”, afirmou a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.
E continua: “acreditamos que só com o envolvimento das comunidades locais, dos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos, dos municípios e dos cidadãos será possível acelerar o ritmo e construir, juntos, um sistema mais eficiente e circular. Prova disso são as 39 iniciativas que agora apoiamos, provenientes de praticamente todos os distritos do país”.
Segundo a nota de imprensa, a edição deste ano teve como principal foco aumentar a participação na reciclagem de embalagens de vidro, dado ser este o material mais distante das metas nacionais de reciclagem.
Paralelamente, foi dado um reforço estratégico ao canal HORECA, com os critérios de avaliação a atribuírem maior valorização a projetos com impacto direto nos setores da Hotelaria, Restauração e Cafetaria, reconhecendo o papel central deste canal no consumo de embalagens de vidro.

Direitos Reservados
