O município de Guimarães vai marcar a Semana Europeia da Mobilidade 2025 com a entrada em circulação de 50 autocarros elétricos, num investimento de cerca de 20 milhões de euros, tornando-se uma das primeiras cidades portuguesas com frota urbana totalmente elétrica.
Com a renovação total da frota a diesel, a GUIMABUS passa a dispor de 75 autocarros elétricos, assegurando a cobertura de todos os percursos urbanos do concelho.
“Esta aquisição permitiu eletrificar a totalidade da frota urbana vimaranense e reflete o compromisso do município com a promoção da mobilidade sustentável e da qualidade de vida da população. Os nossos transportes públicos são, a partir de agora, ainda mais eficientes, confortáveis e amigos do ambiente”, afirmou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, no evento de apresentação, que decorreu no passado dia 17 de setembro.
Já a presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), Ana Paula Vitorino, considerou que esta renovação da frota de autocarros elétricos “é um exemplo de boas práticas que merece ser replicado noutros pontos do país e até a nível europeu”. Ana Paula Vitorino considerou ainda que, em Guimarães, o impacto será significativo e resultará em “menos poluição, menos ruído, mais conforto e melhor serviço para a população”. “Não se trata apenas de novos autocarros elétricos, mas de criar condições para que mais pessoas deixem o carro e escolham o transporte público”, afirmou no evento.
De acordo com o comunicado de imprensa, o investimento reforça o compromisso do Município de Guimarães e da GUIMABUS com a descarbonização, a diminuição da poluição atmosférica e a promoção da qualidade de vida, através de transportes públicos mais eficientes, confortáveis e ambientalmente sustentáveis.
A sessão de apresentação está marcada para 17 de setembro, às 10h00, no parque de estacionamento do Multiusos de Guimarães, integrada na Semana Europeia da Mobilidade, iniciativa da Comissão Europeia à qual o município adere pelo 20.º ano consecutivo.
Pedro Miguel Silva, representante do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), salientou também durante o evento o facto de Guimarães se tornar “um dos primeiros municípios em Portugal com frota 100% elétrica, liderando a política ambiental e climática, em linha com os compromissos nacionais e europeus”, defendendo que “a mobilidade sustentável deixou de ser uma missão para passar a ser uma urgência”.
[Notícia atualizada a 18 de setembro com declarações de Pedro Miguel Silva, representante do IMT; Ana Paula Vitorino, presidente do Conselho de Administração da AMT e Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães]

Direitos Reservados
