Nos primeiros nove meses de 2025, a Rede Nacional de Carregamento (RNC) registou mais de 6,4 milhões de carregamentos de veículos elétricos e 144.600 MWh de energia fornecida, um crescimento de 48% e 61%, respetivamente, em relação ao mesmo período de 2024.
De acordo com o comunicado de imprensa, o número de utilizadores distintos ultrapassou os 363 mil desde janeiro, um aumento de 58% face ao mesmo período do ano anterior.
Já no mês de setembro, realizaram-se mais de 767 mil carregamentos de veículos elétricos, um aumento de 43% face ao mesmo mês de 2024, efetuados por cerca de 131 mil utilizadores distintos, mais 47% do que no ano anterior. A energia consumida atingiu 17,4 GWh, refletindo um crescimento de 54% em comparação com setembro de 2024.
Segundo a nota de imprensa, a infraestrutura pública tem crescido de forma constante para responder ao aumento da procura. No final de setembro, a rede contava com mais de 6.880 postos e cerca de 12.860 pontos de carregamento em todo o país. Desses, 2.633 são rápidos ou ultrarrápidos, reforçando a “acessibilidade, eficiência e cobertura nacional”.
A comunicação também enfatiza que o impacto ambiental da mobilidade elétrica continua a crescer. Só em setembro, a utilização da RNC evitou a emissão de mais de 14 mil toneladas de CO₂, o que corresponde à capacidade de absorção de mais de 230 mil árvores urbanas com dez anos.
Desde o início de 2025, a mobilidade elétrica já evitou a emissão de mais de 116 mil toneladas de CO₂ e poupou mais de 43 milhões de litros de gasóleo.
O comunicado também refere que Portugal dispõe atualmente de uma média de 118 tomadas por cada 100 quilómetros de estrada e 160 por cada 100 mil habitantes, indicadores que confirmam a “aposta contínua do país numa mobilidade mais ‘verde’, acessível e inovadora”.