O Porto de Sines registou um crescimento de 2% no terceiro trimestre do ano, com um total de 38,6 milhões de toneladas movimentadas.
De acordo com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), este ano, “pela primeira vez, a Carga Contentorizada lidera os índices de tonelagem movimentada no porto, continuando a crescer a dois dígitos, o que representa cerca de 43% do total movimentado. Este segmento registou uma variação homóloga de cerca de 23%, correspondendo a um total acumulado de 1,3 M TEU e a 16,5 milhões de toneladas movimentadas.”
Destaque ainda para o Gás Natural Liquefeito (GNL), que duplicou a movimentação (acima dos 106%) face a 2016, face ao maior consumo deste produto energético, quer na área doméstica quer na produção de energia elétrica. Com um total de 2 milhões de toneladas, o GNL representa 5% do total movimentado no Porto de Sines.
Ainda no setor dos produtos energéticos, importa referir o crescimento de 16,6% no movimento de carvão que contribuiu para o aumento de 11,8% no movimento de Granéis Sólidos.