Economia Circular

Projeto Orgânico do Porto recolheu mil toneladas em apenas um ano

Mais de 26500 famílias (cerca de 65 mil pessoas) já aderiram ao projeto de recolha de orgânicos da empresa municipal Porto Ambiente. Em apenas um ano, foram recolhidas mil toneladas. As recolhas ultrapassam as 100 toneladas por mês.

Em comunicado, o Porto Ambiente revela que a expansão deste projeto contribuiu para o crescimento progressivo da taxa de reciclagem que, em 2021, foi de 39,26%, superando a meta de 31%, com os portuenses a enviar menos dois mil toneladas de resíduos para o indiferenciado. Prevê-se que o projeto abranja praticamente toda a cidade até ao final de 2023 e este ano deve ser marcado pelo alargamento da rede de contentores para cerca de 650.

A estratégia seguida para a gestão destes resíduos assenta, prioritariamente, na redução e no combate ao desperdício alimentar, através de iniciativas com vista à redução de excedentes como “Dose certa”, ou do “Embrulha”, com a disponibilização gratuita de embalagens biodegradáveis aos restaurantes, possibilitando aos clientes levar as sobras das suas refeições para casa.

Por outro lado, o Município do Porto apostou também em soluções de tratamento local de biorresíduos, tais como a compostagem caseira (tendo sido entregues mais de dois mil compositores) e comunitária.

Atualmente, e desde o verão de 2021, existem duas unidades em agrupamentos habitacionais (junto ao Parque Infantil do Amial e na Praça do Cávado, em Paranhos), e que envolvem já mais de 120 famílias, apoiadas por técnicos da Lipor, no processo de compostagem aplicado para obtenção de composto orgânico 100% natural, que pode ser aplicado nas suas hortas/ casas.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever