Podcast

14º Episódio

“A natureza é o grande capital do século XXI”

“Precisamos de um pacto para a floresta e para o território com urgência”, defende Helena Freitas, professora na Universidade de Coimbra e uma das maiores referências da ecologia nacional. Numa conversa dedicada à importância do capital natural, esta investigadora defende que os modelos de conservação da natureza devem ser projetos cada vez mais integrados, e com ligação aos territórios, e adverte que o risco de desistência da Lei do Restauro da Narureza é real, numa altura em que “é difícil fazer prevalecer a agenda da natureza”.
Helena Freitas defende ainda que os novos ‘créditos de natureza’ criados pela União Europeia são uma oportunidade de base científica para a conservação da natureza e das comunidades.
Quando à gestão da floresta, os novos tempos e cenários climáticos exigem uma organização diferente, que requer mais tecnologia e ciência, mas onde a questão de fundo permanece, ou seja, o abandono dos territórios. “Não conseguiremos resolver o problema enquanto não ajustarmos a escala da decisão. A política pública é muito centralizada e não está ajustada para as regiões”.

Entrevistada

Podcast Sustentável

Helena Freitas,
Professora de Ecologia, Universidade Coimbra

13º Episódio

Inovação em embalagem: os rótulos minimalistas da marca Oliveira da Serra

A sustentabilidade está na génese do grupo Sovena, que procura inovar e otimizar os seus recursos diariamente, com vista às suas metas de descarbonização. Neste podcast, estivemos à conversa com Joana Oom de Sousa, diretora de Sustentabilidade do grupo Sovena e Loara Costa, Diretora de Marketing & Trade Marketing do Grupo Sovena, e ficamos a conhecer a aposta numa nova embalagem minimalista da marca Oliveira da Serra, produzida com 100% pet reciclado e sem rótulo frontal, uma inovação neste setor em Portugal. “Uma provocação corajosa” nas palavras de Loara Costa, que falou ainda da importância do ecodesign na estratégia de packaging. Tempo ainda para perceber a importância da certificação na credibilização destes processos.

Com o apoio da

Podcast Sustentável

Entrevistadas

Podcast Sustentável

Joana Oom de Sousa,
diretora de Sustentabilidade, Grupo Sovena

Podcast Sustentável

Loara Costa,
Diretora de Marketing & Trade Marketing, Grupo Sovena

12º Episódio

A tecnologia como pilar da experiência do colaborador

A transição para modelos de negócio mais sustentáveis passa invariavelmente pelas pessoas e pela identificação de formatos, soluções e processos de trabalho facilitadores do seu desenvolvimento e bem-estar. Neste ponto a tecnologia ocupa destaque, uma vez que, através dos avanços conseguidos com a tecnologia é possível às empresas avançarem para modelos assentes na inovação, na experimentação, na abertura ao erro, em que as pessoas são as grandes protagonistas.
É este o mote para a conversa com a Inês Lourenço, People Experience Manager da Worten, sabermos de que forma é que a transformação digital tem vindo a acontecer e como é que a tecnologia serve a gestão e o desenvolvimento de competências dos colaboradores da Worten.

Com o apoio da

Podcast Sustentável

Entrevistada

Podcast Sustentável

Inês Lourenço,
People Experience Manager da WORTEN

11º Episódio

Ambição e inovação na jornada de sustentabilidade da McDonald’s e da Havi

As parcerias são decisivas para o sucesso na jornada da sustentabilidade e este é mote para mais um episódio do ‘Sustentável’, onde vamos ficar a conhecer o trabalho e as estratégias de sustentabilidade da McDonald’s Portugal e do seu parceiro logístico HAVI.
Uma conversa com Marta Amaro, Impact & Communications Lead da McDonald’s Portugal e Luís Ferreira, diretor-geral da HAVI Portugal, que partilharam os seus projetos de descarbonização, desde a gestão de resíduos, passando pela transição energética e pela mobilidade.

Com o apoio da

McDonald’s Portugal

Entrevistados

Podcast Sustentável

Luis Ferreira,
diretor-geral da HAVI Portugal

Podcast Sustentável

Marta Amaro, Impact & Communications Lead da McDonald’s Portugal

10º Episódio

Trabalhar a neutralidade carbónica na indústria agroalimentar

Com um plano ambicioso para atingir a neutralidade carbónica, a Coca-Cola Europacific Partners está a trabalhar aceleradamente o processo de circularidade das suas embalagens e a investir na transição energética das suas fábricas e frotas. Márcio Cruz, Head of Public Affairs, Communication and Sustainability da marca esteve à conversa com Isabel Martins, diretora da Sustentável e confirma que já tem “a primeira fábrica da indústria agroalimentar neutra em carbono”.

Com o apoio da

Insustentável Congresso

Entrevistados

Podcast Sustentável

Isabel Martins, diretora da Sustentável

Podcast Sustentável

Márcio Cruz, Head of Public Affairs, Communication and Sustainability

9º Episódio

Como ser mais eficiente na gestão da mobilidade elétrica

É um tema incontornável na aposta na transição para modelos mais sustentáveis. A mobilidade elétrica trouxe novos desafios e oportunidades e é o mote para a conversa com Carlos Almeida, CEO da EVIO, uma empresa portuguesa que aposta na diferenciação na oferta de ferramentas de gestão eficientes e integradas para os gestores de frotas e utilizadores de veículos elétricos. Uma oportunidade para ouvir ainda Diogo Póvoas, Business Manager da Mobilidade elétrica na Helexia, parceira da EVIO nesta aventura da nova mobilidade.

Com o apoio da

helexia

Entrevistados

PODCAST DESCARBONIZÁVEL

Carlos Almeida, CEO da EVIO

PODCAST DESCARBONIZÁVEL

Diogo Póvoas, Business Manager da Mobilidade elétrica, da Helexia

8º Episódio

Artesanalpesca: um setor em transição energética

Neste podcast ficámos a conhecer a Artesanalpesca, uma organização de produtores de pescadores que investiu num projeto de energia solar para fazer face às suas necessidades de refrigeração e congelação de peixe. Uma conversa com Carlos Macedo, administrador da empresa, e João Guerra, diretor de marketing da Helexia, onde ficámos a saber mais sobre os desafios desta atividade.

Com o apoio da

helexia

Entrevistados

PODCAST DESCARBONIZÁVEL

Carlos Macedo, administrador da Artesanalpesca

PODCAST DESCARBONIZÁVEL

João Guerra, diretor de marketing da Helexia

7º Episódio

Como está a maturidade das empresas nos ESG?

Gerar riqueza e simultaneamente ter a capacidade de dar resposta aos desafios ambientais e sociais, sob pena de comprometer o negócio a longo prazo, é o grande desafio das empresas na jornada da sustentabilidade. Estivemos à conversa com João Meneses, secretário-geral do BCSD, para saber como dar este salto de olhar para a cadeia de valor, estratégias e modelos de negócio e ir além da mitigação às alterações.

Com o apoio da

helexia

Entrevistado

Podcast sustentável

João Wengorious Meneses, secretário-geral do BCSD

6º Episódio

ESG e Sustentabilidade no Real Estate

A certificação em sustentabilidade de edifícios é uma área em grande dinamismo no setor imobiliário. Ana Luísa Cabrita, Head of Sustainability and ESG na Cushman and Wakefield fala do crescente interesse pela sustentabilidade, uma área onde a energia assume um papel preponderante e onde ainda existe um enorme caminho a percorrer. Uma conversa a que se juntou Marta Jordão, Key Account Manager da Helexia.

Com o apoio da

helexia

Entrevistadas

Podcast Sustentável

Ana Luísa Cabrita, Head of Sustainability and ESG na Cushman and Wakefield

Podcast Sustentável

Marta Jordão, Key Account Manager da Helexia

5º Episódio

A transição energética da Joper

A Joper é uma empresa de referência na área metalomecânica que concebe, produz e comercializa equipamentos agrícolas. Estivemos à conversa com Marta Pereira, diretora-geral da empresa e Pedro Alves, diretor comercial da Helexia, para conhecer o processo de transição energética da Joper, que acaba de instalar uma central fotovoltaica que já permite assegurar 40% das necessidades de energia desta indústria.

Com o apoio da

helexia

Entrevistados

Podcast Sustentável

Marta Pereira, diretora-geral da Joper

Podcast Sustentável

Pedro Alves, diretor comercial da Helexia

4º Episódio

Revolucionar a produção de hidrogénio verde!

A Fusion Fuel é uma empresa portuguesa na área das soluções com hidrogénio verde e conta com uma tecnologia inovadora para a sua produção. Estivemos à conversa Frederico Figueira de Chaves, CFO da Fusion Fuel, que nos explicou como é possível produzir energia com maior eficiência, e Sérgio Costa, da Helexia, que está a apoiar a produção de energia limpa nesta unidade fabril, um projeto que já fornece 100% das necessidades energéticas em período solar e que permite reduzir 650 toneladas de CO2 ano.

Com o apoio da

helexia

Entrevistados

Podcast Sustentável

Frederico Figueira de Chaves, CFO da Fusion Fuel,

Podcast Sustentável

Sérgio Costa, da Helexia

3º Episódio

O desafio energético na Costa Verde

A Costa Verde é uma indústria na área da cerâmica que apostou na autoprodução de energia há cerca de cinco anos. Um projeto que já permitiu poupar meio milhão de euros e 3.500 toneladas de CO2.
Paulo Pinto Santos, diretor de marketing da empresa, e Pedro Alves, diretor comercial da Helexia explicam as valências desta aposta.

Com o apoio da

helexia

Entrevistados

Podcast Sustentável

Paulo Pinto Santos, diretor de marketing da Costa Verde

Podcast Sustentável

Pedro Alves,
diretor comercial da Helexia

2º Episódio

O talento feminino nas estratégias de ESG

Alice Khouri, Filipa Pantaleão e Rita Rendeiro são as fundadoras do movimento cívico Women in ESG, um grupo de mulheres que pretende acelerar a agenda da sustentabilidade em Portugal com foco na igualdade de género. Uma conversa que pretende promover o caminho da liderança feminina, valorizando competências e o talento.

Com o apoio da

helexia

Entrevistadas

Podcast Descarbonizável

Alice
Khouri

Podcast Descarbonizável

Filipa Pantaleão

Podcast Descarbonizável

Rita Rendeiro

1º Episódio

O impacto positivo na Leroy Merlin

Afinal, o que é isto do Impacto Positivo que tanto se fala? E como podemos pô-lo em prática nas empresas? Neste primeiro episódio do podcast Descarbonizável, estivemos à conversa com Bernardo Augusto, responsável de Impacto Positivo da Leroy Merlin, e Marta Jordão, Key Account Manager da Helexia, para conhecer os projetos de descarbonização deste retalhista.

Entrevistados

Podcast Descarbonizável

Bernardo Augusto, responsável de Impacto Positivo da Leroy Merlin

podcast Descarbonizável

Marta Jordão, Key Account Manager da Helexia

Com o apoio da

helexia