A Sonae tornou-se o primeiro e único grupo empresarial português a adotar os Padrões de Conduta das Nações Unidas para combater a discriminação de pessoas LGBTI no local de trabalho.
Ao juntar-se a mais de 400 empresas em todo o mundo, entre as quais a Telefónica, a Microsoft e a IKEA, a nota de imprensa enfatiza que a Sonae reforça o compromisso com as suas políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).
De acordo com a comunicação, a adesão aos Padrões de Conduta da ONU resulta de uma proposta do primeiro Grupo Interno de Colaboradores (ERG) da Sonae, criado em 2023, no âmbito das ações de Diversidade, Equidade e Inclusão dedicadas ao eixo LGBTQIA+. Desta iniciativa nasceu também a integração na REDI Portugal – Rede pela Diversidade e Inclusão LGBTI, da qual a Sonae é membro fundador e que reúne mais de 30 empresas.
“A diversidade não é apenas um princípio ético, é uma verdadeira vantagem competitiva. Organizações que acolhem abertamente diferentes perspetivas, contextos e experiências tornam-se mais inovadoras, mais resilientes e, sobretudo, mais humanas”, referiu Eduardo Piedade, Chief Development Officer da Sonae.
E continua: “ao aderirmos aos Padrões de Conduta da ONU, reforçamos publicamente a seriedade do nosso compromisso com estes valores e afirmamos a vontade de promover lideranças e ambientes empresariais mais inclusivos. Só assim conseguiremos construir, juntos, o futuro que ambicionamos”.
Criados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, os Padrões de Conduta estabelecem cinco princípios orientadores que promovem a igualdade e o respeito pelos direitos humanos, dentro e fora das empresas, reforçando práticas éticas e responsáveis no tratamento de pessoas LGBTQIA+.
No âmbito deste tema, a Sonae vai promover um evento dedicado às políticas DE&I, tema central da terceira edição do Innovators Forum’25. A iniciativa decorrerá no dia 27 de novembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, sob o mote ‘Inovar com todos, para todos’, e vai reunir especialistas, empresas e parceiros para discutir práticas, desafios e estratégias que promovam ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos.

Direitos Reservados
