Transição energética

Transição energética ganha novo impulso nos Açores com projeto europeu

Transição energética ganha novo impulso nos Açores com projeto europeu iStock

O Governo dos Açores integra o novo projeto europeu NESOI Plus – New Energy Solutions Optimized for Island Outermost Regions, uma iniciativa que visa apoiar e acelerar a transição energética nas Regiões Ultraperiféricas.

Centrado nos desafios e nas oportunidades próprias dos territórios insulares, o projeto procura apoiar estas regiões na resposta ao isolamento geográfico, reforçando o seu papel de liderança no desenvolvimento de “soluções energéticas mais sustentáveis, resilientes e inclusivas”.

De acordo com o comunicado do Governo Regional, um dos principais objetivos do NESOI Plus passa por apoiar a criação e o desenvolvimento de comunidades de energia renovável, promovendo um papel mais ativo das entidades locais na modernização do setor energético.

O projeto é cofinanciado pelo programa LIFE, através da Agência Executiva Europeia para o Clima, Infraestruturas e Ambiente (CINEA), e dispõe de um orçamento global de cerca de 1,7 milhões de euros, com execução até agosto de 2028.

A Região Autónoma dos Açores beneficiará de cerca de 117 mil euros para a implementação das ações previstas no âmbito do projeto.

O projeto junta um consórcio alargado de entidades europeias de Itália, Bélgica, Espanha, Grécia, França e Portugal, que irão disponibilizar conhecimento técnico, apoio à definição de políticas e ações de capacitação, contribuindo para acelerar a transição energética nas Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (UE).

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever