Ana Teresa Perez, atual adjunta da ministra do Ambiente e Energia, Maria de Graça Carvalho, foi nomeada como presidente da Agência para o Clima, depois do parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).
A decisão foi aprovada ontem, dia 13 de fevereiro, numa resolução do Conselho de Ministros.

Ana Teresa Perez
O conselho de direção para o mandato de 2025-2027 vai ainda contar como vice-presidente Luís Souto Barreiros, que coordenava a divisão de assuntos europeus e relações internacionais do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).
Ainda como vogais constam Rosário Gama, também adjunta da ministra Maria da Graça Carvalho, e Luís Miguel de Sousa Lopes, responsável pelo orçamento da agência.
Ana Teresa Perez detém uma licenciatura em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tendo, de 2013-2024, exercido funções como vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Foi colaboradora do Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG), de 1992-1993, transitando depois para meteorologista superior do Instituto de Meteorologia, onde permaneceu até 1998, tendo depois passado a Técnica Superior da Direção-Geral do Ambiente e, posteriormente, do Instituto do Ambiente até 2004.
De 2012-2013, foi também chefe da Divisão de Poluição Atmosférica e Alterações Climáticas da Agência Portuguesa do Ambiente, em acumulação com as funções inerentes ao Secretariado Técnico do CECAC, à exceção das relativas ao Fundo Português de Carbono e Roteiro Nacional de Baixo Carbono.
A nova Agência para o Clima, criada em dezembro do ano passado, vai gerir o Fundo Ambiental e outros fundos com apoios públicos e comunitários para as áreas do ambiente, transição energética, clima e mobilidade sustentável, para além dos projetos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) nesta área.