Transição energética

Governo lança consulta pública de atualização das metas de energias renováveis

Governo lança consulta pública de atualização das metas de energias renováveis iStock

Está em consulta pública, nos próximos 30 dias, o diploma que atualiza as metas nacionais de incorporação de energias renováveis e define os mecanismos de implementação e monitorização, cumprindo a transposição parcial da Diretiva Europeia (RED III).

De acordo com o comunicado de imprensa, o diploma define ainda metas específicas para o consumo de energia renovável nos edifícios, na indústria e nos sistemas de aquecimento e arrefecimento.

Adicionalmente, reforça os critérios de sustentabilidade e de redução de emissões de gases com efeito de estufa na produção e utilização de biocombustíveis, biolíquidos, biomassa, combustíveis renováveis de origem não biológica e combustíveis de carbono reciclado.

O diploma prevê ainda mecanismos para identificar a origem da energia e assegurar a rastreabilidade e transparência na utilização de fontes renováveis.

A nota de imprensa avança ainda que, com esta consulta pública, procura-se recolher o máximo de contributos de cidadãos e empresas.

Segundo a Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, “esta é uma fase decisiva no processo de transposição de uma Diretiva europeia que vai ser crucial para a implementação da política energética nacional, alinhando Portugal com os compromissos internacionais em matéria de transição energética e descarbonização”.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever