A NOVA School of Law Executive Education, da Universidade NOVA de Lisboa, lançou em português o curso executivo “ESG Reporting and Due Diligence”, uma formação orientada para responder às “crescentes exigências legais e de mercado” em matéria de ESG (Environmental, Social & Governance).
De acordo com o comunicado de imprensa, a formação surge num contexto de maior pressão regulatória e de mercado em sustentabilidade, sobretudo no reporte de informação ESG e na implementação de processos de diligência devida em direitos humanos e ambiente.
O curso enquadra-se no mais recente quadro europeu, incluindo a Diretiva de Relato de Sustentabilidade Corporativa e a Diretiva sobre o Dever de Diligência das Empresas em matéria de Sustentabilidade.
Coordenado por Claire Bright e Lucila de Almeida, o curso tem uma forte componente prática e pretende ajudar as organizações a integrar, de forma efetiva, critérios ambientais, sociais e de governação nas suas políticas e estratégias.
A nota de imprensa esclarece ainda que o curso se destina a profissionais de empresas de vários setores, consultores, advogados e outros juristas, decisores públicos e magistrados, bem como a membros de organizações da sociedade civil, estudantes e investigadores interessados em sustentabilidade, responsabilidade corporativa e compliance.
O curso decorre de 4 de março a 13 de maio de 2026 e as inscrições já estão abertas.

iStock
