Governance

Projeto europeu de 8,8 milhões coloca Nova FCSH na vanguarda da adaptação às alterações climáticas

Projeto europeu de 8,8 milhões coloca Nova FCSH na vanguarda da adaptação às alterações climáticas iStock

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) vai integrar o projeto europeu SMARTER – Systemic Transformation Towards Local and Regional Climate Resilience, uma iniciativa financiada em 8,86 milhões de euros que pretende transformar a forma como cidades e regiões enfrentam os efeitos das alterações climáticas.

Coordenada em Portugal pela investigadora Francesca Poggi, do centro de investigação CICS.NOVA, a participação da NOVA FCSH reforça o papel da instituição na vanguarda da investigação europeia em temas como o clima, o ordenamento do território e a sociedade.

De acordo com o comunicado de imprensa, a partir de uma abordagem sistémica e colaborativa, o projeto será implementado em seis regiões e cidades europeias, incluindo a Área Metropolitana de Lisboa, o parceiro nacional do consórcio.

A iniciativa prevê a criação de Laboratórios de Adaptação Climática, que vão funcionar como espaços de experimentação, avaliação e replicação de soluções ajustadas às características sociais, ecológicas e governativas de cada território.

“Trabalhar em conjunto com a Área Metropolitana de Lisboa, que é o nosso parceiro em Portugal, temos uma oportunidade única para envolver atores públicos, privados e as comunidades locais na criação de soluções concretas para territórios vulneráveis às cheias e à subida do nível do mar”, sublinhou Francesca Poggi.

Segundo a nota de imprensa, o contributo da Nova FCSH é “central” para compreender as interligações entre diferentes setores, escalas territoriais e níveis de decisão, o que permitirá “desenhar respostas mais eficazes e integradas aos desafios climáticos”.

Entre os principais resultados esperados do projeto, destacam-se o desenvolvimento de ferramentas digitais de apoio à decisão, a criação de um portefólio europeu de soluções adaptadas a diferentes contextos locais e a elaboração de roteiros estratégicos que facilitem a integração da adaptação climática nas políticas públicas.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever