Descarbonização

SBTi valida metas de descarbonização da CIMPOR

SBTi valida metas de descarbonização da CIMPOR Direitos Reservados

A Science-Based Targets initiative (SBTi) deu “luz verde” às metas de descarbonização de curto-prazo e emissões líquidas zero da CIMPOR.

De acordo com o comunicado de imprensa, a SBTi confirmou que as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da empresa cumprem os critérios definidos no SBTi Corporate Net-Zero Standard.

Ainda neste sentido, a iniciativa classificou a ambição da meta da CIMPOR para os âmbitos 1 e 2 como estando alinhada com uma trajetória de 1,5°C, o limite estipulado pelo Acordo de Paris.

Como meta global de emissões líquidas zero, a CIMPOR compromete-se a alcançar emissões líquidas zero de GEE ao longo de toda a cadeia de valor até 2050.

SBTi valida metas de descarbonização da CIMPOR

No que toca a metas de curto-prazo, a empresa compromete-se a reduzir a emissões brutas de âmbito 1 em 19,5% por tonelada de produto cimentício até 2030, tendo como ano base 2022, as emissões brutas de âmbito 2 em 55,7% por tonelada de produto cimentício no mesmo período e as emissões de GEE de âmbito 3 provenientes de bens e serviços adquiridos em 29,4% por tonelada de clínquer e cimento adquiridos no mesmo período.

Relativamente às metas de longo-prazo, a CIMPOR compromete-se a reduzir as emissões brutas dos âmbitos 1 e 2 em 95,2% por tonelada de produto cimentício até 2050, tendo como ano base 2022 e as emissões absolutas de GEE do âmbito 3 em 95% no mesmo período.

A SBTi, criada em 2015, é uma iniciativa reconhecida internacionalmente, fruto da colaboração entre o Carbon Disclosure Project (CDP), o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World-Wide Fund for Nature (WWF).

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever