Transição energética

Universidade de Coimbra lidera nova rede europeia de campus universitários sustentáveis

Universidade de Coimbra lidera nova rede europeia de campus universitários sustentáveis iStock

A Universidade de Coimbra (UC) vai coordenar a EC2U Sustainable Campus Network, uma nova rede europeia que reúne nove universidades com o objetivo de implementar boas-práticas de sustentabilidade. A iniciativa surge no âmbito da aliança EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias e envolverá também municípios e parceiros locais.

De acordo com o comunicado de imprensa, nos próximos anos, a rede conta promover ações como a partilha de estratégias para alcançar a neutralidade carbónica, eventos de troca de boas-práticas, projetos de investigação colaborativos, a elaboração de recomendações para decisores políticos e monitorização de planos de ação climática nos municípios onde as nove universidades parceiras estão sediadas.

Segundo a comunicação, a proposta partiu da UC e está alinhada com o seu Plano Estratégico 2023-2027, em particular do Plano de Sustentabilidade e de Ação Climática.

Para o reitor da UC, Amílcar Falcão, esta iniciativa tem a “missão de envolver toda a aliança nas questões da sustentabilidade, pois acreditamos que, em conjunto, podemos implementar boas-práticas para a sustentabilidade nas universidades EC2U em prol do futuro do planeta”.

E continua: “queremos continuar a desenvolver um trabalho importante na área da sustentabilidade com o apoio das nossas universidades e dos nossos municípios parceiros da EC2U”.

O lançamento oficial da EC2U Sustainable Campus Network decorreu durante o primeiro Fórum EC2U realizado em Portugal, entre 19 e 22 de maio, em Coimbra, reunindo cerca de 400 participantes e contando com mais de 40 atividades.

A aliança universitária é constituída por nove universidades: a Universidade de Coimbra, a Universidade de Poitiers (França), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália), a Universidade de Turku (Finlândia), a Universidade Johannes Kepler de Linz (Áustria) e a Universidade de Umeå (Suécia).

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever