Branded Content

Bem-estar no local de trabalho, uma resposta aos desafios da retenção do talento?

Bem-estar no local de trabalho, uma resposta aos desafios da retenção do talento?

As dificuldades de retenção são transversais no mercado, independentemente do setor, não sendo um desafio apenas do retalho. É cada vez mais comum as pessoas não terem de sair de Portugal para trabalharem para empresas que operam fora de Portugal, trabalhando a partir de casa com um salário superior, tornando assim o mercado de trabalho português ainda mais competitivo e desafiante. Os desafios de retenção de talento são transversais, cabendo às empresas apoiarem e incentivarem iniciativas que permitam captar e desenvolver o talento como, por exemplo, incentivar mais mulheres a investirem em estudos em áreas de tecnologia, e apoiar a reconversão.

Inês de Castro, Worten Head of People

A nossa estratégia, para fazer face a esta realidade, passa por nos mantermos uma empresa atrativa para o novo talento, mas também pela retenção dos nossos colaboradores, através da criação de iniciativas que promovam o seu bem-estar e desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma cultura colaborativa e inclusiva, incentivamos todos os colaboradores, desde o primeiro momento, a trabalhar em equipa, a partilhar as suas opiniões e a participar ativamente em projetos e novos desafios. Outros benefícios, como a flexibilidade horária, a redução do horário de trabalho e a aposta contínua na formação e capacitação dos colaboradores, também contribuem para uma integração rápida e suave das novas pessoas, assim como para a retenção do talento.

“Com uma cultura colaborativa e inclusiva, incentivamos todos os colaboradores, desde o primeiro momento, a trabalhar em equipa, a partilhar as suas opiniões e a participar ativamente em projetos e novos desafios.”

Na Worten, estamos cientes da importância das pessoas e do seu bem-estar e desenvolvimento para termos colaboradores motivados e realizados. Neste sentido, a nossa estratégia de gestão de talento está assente em cinco pilares: Work-Life Balance; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento e Formação; Desenvolvimento contínuo dos nossos Líderes e Melhoria contínua da employee experience, suportada na tecnologia.
Para materializar os cinco pilares, temos vindo a desenvolver diversos programas e iniciativas na nossa empresa, dos quais destaco o YOUR TIME, que é o programa que promove a conciliação entre a vida pessoal e profissional das nossas Pessoas e que agrega uma série de iniciativas.

Programa YOUR TIME

  • Plano de Férias Worten (atribuição de mais 2 dias de férias por ano).
  • Incentivo aos Estudos, com a atribuição anual de 500€ a qualquer colaborador que faça prova de ter transitado de ano e com a atribuição de bolsas de estudo – comparticipação de 100% das despesas – a colaboradores que revelem interesse em prosseguir os estudos.
  • Modelo de trabalho híbrido.
  • Flexiwork, que permite a flexibilidade de horário em funções em que tal seja possível.
  • Licença sem Vencimento Worten, que permite ao Colaborador ausentar-se da empresa por um período, seja para estudar, viajar ou participar num programa de TV, sem colocar em risco o seu posto de trabalho.
  • Redução do Horário de Trabalho: permite ao colaborador optar por uma carga horária diferente durante um período temporal ou a título definitivo, desde que compatível com a função.
  • Iniciativa Dias Extra, que permite ao colaborador tirar mais 5 dias de descanso, com o respetivo desconto no vencimento.

 

Estamos cientes que o local e o modelo de trabalho são, cada vez mais, variáveis importantes de atração e retenção de talento dentro das empresas, por isso procuramos, constantemente, melhorar a ‘employee experience‘ e manter as Pessoas motivadas.
Destaco ainda o programa CELEBRAMOS A IGUALDADE E A DIFERENÇA, que corporiza o trabalho que temos vindo a desenvolver no campo da Diversidade e Inclusão e que tem como ponto de partida o reconhecimento de que na Worten, uma empresa com uma dimensão significativa, com cerca de 5.000 colaboradores em Portugal e Espanha, a nossa estratégia de retenção passa, primeiro que tudo, por perceber que somos todos diferentes e que temos diferentes necessidades. Apostamos não só na sensibilização e formação para a diversidade e inclusão, como na promoção do work-life balance, formação e desenvolvimento de carreira adequados aos diferentes perfis dentro da empresa. Esta orientação para as pessoas e para a diversidade, associada ao nosso traço cultural mais forte – dar voz às pessoas e espaço para que acrescentem valor, é na verdade a estratégia de retenção mais poderosa que a empresa pode ter!
A Worten está bastante focada nesta temática, tendo por base um plano de promoção de igualdade de género com metas concretas anuais. Estamos também a trabalhar com os nossos Líderes e com a equipa de Health & Safety na integração de pessoas com deficiência. Os nossos líderes também estão a aprender a gerir e aceitar de forma construtiva os desafios da parentalidade nas suas equipas de modo a suportar e incentivar a parentalidade.
Temos vindo a acompanhar com preocupação e responsabilidade a evolução do contexto socioeconómico atual e o impacto do mesmo nas nossas pessoas. Temos plena consciência de que as vidas pessoais e profissionais não estão dissociadas, e que o bem-estar das pessoas fora do trabalho é fundamental para uma melhor performance em contexto empresarial. Como tal, temos vindo a implementar um conjunto de medidas.
Todos estes programas e iniciativas, no seu conjunto, reforçam o employee engagement, que se espelha nos resultados bastante positivos de eNPS (Employee Net Promoter Score) e outros surveys de auscultação frequente aos Colaboradores, onde a palavra “família” aparece com frequência nos campos de comentários. Este facto – colaboradores que se referem à empresa como a sua “segunda família” – é motivo de orgulho para a Worten, mas também traz à gestão uma enorme responsabilidade, no sentido de contribuirmos para o bem-estar geral das pessoas que trabalham na nossa empresa.
O nosso objetivo é continuar e robustecer o caminho que temos feito na atração e retenção de talento.

Responsabilidade social

  • Atribuição de telemóveis e plano de comunicações a todos os colaboradores com vínculo de efetividade.
  • Reforço da comunicação do programa SOMOS SONAE (um programa que nos permite, em parceria com a Cruz Vermelha, detetar casos de colaboradores em situação de maior vulnerabilidade e apoiar seja com suporte financeiro, jurídico ou social).
  • Atribuição de kits escolares aos filhos dos colaboradores para ajudar no regresso às aulas.
  • Realização de diversos workhops, talks, ações e dinâmicas sobre o burnout, os desafios da parentalidade, a importância do bem-estar físico e psicológico; e também o reforço da comunicação sobre o benefício da medicina online, que permite acesso gratuito a consultas de psicologia, sono, gestão de stress e ansiedade.
  • Aposta na literacia financeira dos nossos colaboradores.
  • Na época natalícia, oferecemos cabazes de Natal, e fazemos jantares de celebração de Natal, como forma de agradecimento às equipas pelo esforço e empenho durante o ano e para promovermos, naturalmente, o convívio e o “toque humano” tão necessário.

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever