A Câmara Municipal de Loulé aderiu ao desafio Trees in Cities Challenge, uma iniciativa da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE), que visa a criação de uma rede global de cidades comprometidas com a plantação de árvores em meio urbano.
O projeto pretende ainda que esta ação seja um incentivo para modelos de desenvolvimento mais sustentáveis, para uma melhoria da saúde e do bem‑estar público, assim como um veículo para o reforço da resiliência climática.
De acordo com a comunicação, o município comprometeu-se com a plantação de 5.359 árvores até ao final do ano de 2024, acompanhada pela distribuição de, no mínimo, 3.600 árvores à sua população.
A iniciativa, que objetiva tornar as cidades mais ‘verdes’, mais sustentáveis e mais resilientes, conta com cerca de 90 cidades de todo o mundo já comprometidas com o desafio. Em Portugal, Loulé junta-se à cidade de Braga e Matosinhos.
Segundo a Câmara Municipal, ao integrar este movimento global, o município vai também beneficiar de uma troca de experiências com outras autarquias.
Em 2023 e 2024, cerca de 50 mil árvores foram plantadas e oferecidas pelo município, em ações de sensibilização junto da comunidade e em iniciativas coordenadas com várias entidades locais.
“A plantação de árvores em cidades é uma medida simples, mas poderosa, que pode constituir uma ferramenta decisiva para a ação climática em contextos urbanos, ao mesmo tempo que contribui para tornar estes espaços mais saudáveis, resilientes e habitáveis”, explica a comunicação.

Direitos Reservados
