Circularidade

Baião implementa sistema pioneiro de reutilização de água

Baião implementa sistema pioneiro de reutilização de água iStock

A Câmara Municipal de Baião, em parceria com a SIMDOURO S.A., empresa do Grupo Águas de Portugal responsável pelo saneamento no concelho, implementou um processo de produção e utilização de Água para Reutilização (ApR), tornando-se um dos primeiros municípios portugueses licenciados para recorrer a este recurso.

A ApR resulta do aproveitamento de água residual tratada numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), sujeita a um rigoroso processo de monitorização que garante padrões elevados de qualidade e segurança. O sistema, alinhado com a economia circular e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), permitirá a sua utilização em rega de jardins, limpeza de espaços públicos e contentores de resíduos, bem como na lavagem de equipamentos e veículos municipais.

Direitos Reservados // Câmara Municipal de Baião

O projeto foi implementado na ETAR de Campelo, com um investimento de 20.700 euros por parte da SIMDOURO, e terá capacidade para produzir diariamente 20 metros cúbicos de água reutilizável. Entre os benefícios estão a preservação dos recursos hídricos, a redução do consumo de água potável e o reaproveitamento de nutrientes para a rega.

O sistema cumpre os requisitos da Agência Portuguesa do Ambiente e da legislação em vigor, estando sujeito a um plano rigoroso de monitorização conduzido pela SIMDOURO. O processo foi iniciado em 2022 e só agora ficou concluído.

O presidente da Câmara, Paulo Pereira, afirmou que “este projeto reflete a nossa determinação em encontrar soluções inovadoras para gerir de forma responsável os recursos hídricos” e reforçou que “a água é um bem essencial e finito, pelo que temos o dever de garantir a sua utilização de forma sustentável”.

O responsável acrescentou ainda que a iniciativa “se traduz em benefícios ambientais, sociais e económicos” e só foi possível “graças à cooperação com a SIMDOURO e ao trabalho conjunto das equipas técnicas”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever