A Sonae Arauco registou, em 2024, um crescimento de 12% no volume de madeira recolhida nos seus centros de reciclagem, atingindo um total de 282 mil toneladas, o equivalente a cerca de 2,4 milhões de árvores recuperadas em Portugal e Espanha.
De acordo com o comunicado de imprensa, estes resultados contribuíram para a incorporação de 809 mil toneladas de madeira reciclada nos produtos acabados da empresa, o que representa 33% de integração no seu portefólio global, superando os 31% registados em 2023 e posicionando-se bem acima da média europeia de 25% no setor dos painéis derivados de madeira.
A empresa destacou ainda que, em algumas gamas de produto, a incorporação de madeira reciclada já ultrapassa os 70%, e está a desenvolver projetos para atingir os 75% em determinadas geografias até ao final de 2025.
A Sonae Arauco anunciou ainda que vai investir cerca de 13 milhões de euros para assegurar os seus objetivos de integrar mais madeira reciclada. O plano contempla melhorias tecnológicas nos centros de reciclagem e nas unidades industriais, bem como a construção de dois novos centros de reciclagem em Portugal.
Paralelamente, a empresa está a desenvolver tecnologias que vão permitir, pela primeira vez em escala industrial, a incorporação de fibras de madeira recicladas em produtos MDF.
Para Nuno Calado, Wood Regulation & Sustainability Manager da Sonae Arauco, “a integração de madeira reciclada nos produtos da Sonae Arauco é uma componente vital da atividade da empresa, que se pauta pelo princípio de utilização da madeira em cascata”.
E continua: “desde a matéria-prima de origem sustentável, à incorporação de subprodutos da indústria da madeira até fecharmos o ciclo com a reutilização e reciclagem dos resíduos no fabrico de painéis derivados de madeira, mantemos em circulação um material cada vez mais escasso e com propriedades distintivas na retenção de dióxido de carbono”.
O responsável avança ainda que, até 2029, a empresa vai assumir o compromisso de aumentar a incorporação de madeira reciclada em 9,3 pontos percentuais.
Em Portugal, a Sonae Arauco detém três centros de reciclagem, localizados nos distritos do Porto (Alfena – Valongo), Setúbal (Seixal) e Coimbra (Souselas), sob gestão da Ecociclo. Já em Espanha, a empresa de reciclagem é a Tecmasa, responsável por nove centros de reciclagem de madeira.