A Volvo Trucks apresentou esta quarta-feira, através da Auto Sueco, empresa do grupo Nors em Portugal, os seus quatro novos camiões para o mercado luso.
Na apresentação, foram destacadas as novas ‘competências’ destes camiões, sendo que, segundo a marca, o foco de produção esteve diretamente ligado “ao ambiente do motorista, na segurança e na produtividade”, numa apresentação que chegou a estar prevista para 2020, mas que foi adiada, em Portugal, por conta da pandemia.
Estes novos pesados, o Volvo FH, FH16, FM e FMX, representam cerca de dois terços das entregas da Volvo Trucks, destacando-se pelos seguintes pontos:
Gama a pensar no motorista
“Um esperado aumento crescente da procura de transportes está a colocar pressão na disponibilidade de motoristas qualificados em todo o mundo. Na Europa, por exemplo, as estimativas mostram que cerca de 20% de todos os postos de trabalho de motoristas estão vagos. Para ajudar os clientes a recrutar e reter os melhores motoristas, a Volvo Trucks tem-se concentrado fortemente no desenvolvimento de novos camiões para os tornar mais seguros, eficientes e atrativos para motoristas qualificados.”
Nova cabina, oferecendo mais espaço e visibilidade melhorada
“Os novos Volvo FM e Volvo FMX têm uma cabina totalmente nova, bem como muitas das mesmas funções do display de instrumentos dos seus homólogos Volvo maiores. O volume interior foi aumentado até um metro cúbico, proporcionando maior conforto e mais espaço de trabalho. A visibilidade é agora ainda melhor devido a janelas maiores, uma linha de porta rebaixada e novos espelhos.”
Todos os modelos equipados com uma nova interface de motorista
“A área do motorista tem agora uma interface completamente nova para informações e comunicações, com o objetivo de facilitar a visualização e gestão de diferentes funções, criando menos stress e distração. O display de instrumentos é totalmente digital, com um ecrã de 12 polegadas que facilita ao motorista a escolha das informações necessárias em qualquer altura. Ao alcance fácil do motorista, existe um display lateral suplementar de 9 polegadas disponível para Infoentretenimento, navegação, informações de transporte e monitorização das câmaras.”
Sistemas de segurança melhorados para ajudar a evitar acidentes
“No Volvo FH e Volvo FH16 a segurança foi ainda melhorada com funções como máximos adaptativos. O sistema aumenta a segurança para todos os utentes da estrada ao desativar automaticamente segmentos selecionados dos máximos LED quando o camião se aproxima do tráfego em sentido contrário ou de outro veículo por trás.”
Segurança reforçada também no Cruise Control Adaptativo
“A condução também é facilitada por um Cruise Control Adaptativo (ACC) melhorado para velocidades até 0 km/h e Cruise Control em descida que ativa automaticamente os travões das rodas quando é necessária força de travagem adicional para manter uma velocidade constante em descida. O sistema de travagem controlado eletronicamente (EBS), um pré-requisito para funcionalidades de segurança como o Aviso de Colisão com Travagem de Emergência e o Controlo Eletrónico da Estabilidade, é agora equipado de série no novo camião. A Direção Dinâmica Volvo, com os sistemas de segurança Auxílio à Manutenção na Faixa de Rodagem e Assistência à Estabilidade, também está disponível como opção. Um sistema de reconhecimento de sinalização rodoviária deteta sinais de trânsito, como restrições de ultrapassagem, tipo de estrada e limites de velocidade, apresentando-os no display de instrumentos.”