A Auto Sueco Portugal, empresa pertencente ao grupo Nors, apresentou esta segunda-feira o Volvo FL elétrico, novo camião que se junta ao FE Elétrico que constitui atualmente a oferta de eletromobilidade pesada da marca sueca.
Segundo o comunicado, a Volvo Trucks pretende acelerar a adoção da eletrificação para o transporte rodoviário de mercadorias, sendo que a oferta já disponível, segundo a marca, permite satisfazer “uma grande variedade de necessidades de transporte, começando pelo transporte urbano e de recolha de resíduos, onde as soluções totalmente elétricas são mais relevantes”.
“A estratégia da Volvo Trucks passa por cumprir o Regulamento Europeu de Dióxido de Carbono e Consumo de Combustível, que entrou em vigor em 2019. A Marca tem como objetivo a diminuição das emissões de dióxido de carbono de 50% até 2030 e de 100% até 2040. Para 2050, o objetivo é de neutralidade carbónica. Em termos de vendas, os camiões eletrificados devem representar 45% do total em 2030 e os totalmente elétricos cerca de 35%, o que demostra o compromisso da marca”.
Para Pedro Oliveira, CEO da Auto Sueco Portugal, “o inicio de comercialização de soluções de transporte totalmente elétricas é um momento muito significativo, porque evidencia o compromisso da marca Volvo no sentido de procurar contribuir para a resolução de um problema fundamental, sobretudo na vida das cidades”.
Conheça melhor o novo Volvo FL Elétrico
Idealizado para transportes urbanos de entregas e recolha de resíduos, este veículo tem zero% de emissões e menos ruído, sendo que, defende a marca, “os nossos clientes conseguirão recolher e entregar mercadorias em locais onde os camiões convencionais não podem ir. É a “via verde” nas zonas ambientais. Com esta solução passarão a poder entrar diretamente nos armazéns em vez de ficar lá fora.”
Confira as vantagens competitivas indicadas pela marca:
- IDEAL PARA O “PÁRA-ARRANCA”. Quando comparado com um camião tradicional, um camião 100% elétrico é muito silencioso. Quer em andamento, quer parado. Além disso, um motor elétrico debita o binário máximo imediatamente, o que proporciona um fornecimento de potência muito suave e continuo.
- MELHOR AMBIENTE DE TRABALHO. Muito menos ruido e vibrações na cabina. Uma operação mais silenciosa e um ar mais puro melhoram o ambiente de trabalho quer para os motoristas, quer para os cidadãos. A linha motriz do Volvo FL Elétrico é composta por um motor elétrico e uma caixa de 2 velocidades. O motor elétrico do camião tem uma potência de 200 kW e 425 Nm de binário.
- TUDO MAIS SILENCIOSO. Passar para o elétrico também significa tornar-se mais silencioso. O nível de ruido de passagem de um dos nossos camiões elétricos atinge 69 dB, em vez dos 79 dB de um camião tradicional.
- PERSONALIZAR OS CAMIÕES*. Depois de termos todos os elementos, podemos começar a criar uma solução adequada às necessidades os nossos clientes, tanto em termos de necessidades de capacidade de carga como de autonomia para maximizar a sua eficiência operacional. A capacidade da bateria e o número de packs de baterias são personalizados de acordo com as necessidades do cliente. O Volvo FL Elétrico pode ser equipado com um máximo de seis packs de baterias. Cada pack tem uma capacidade de 66 kWh e uma vida útil estimada de 8 a 10 anos, dependendo das suas operações.
- ASSISTÊNCIA. Os camiões elétricos requerem uma assistência técnica diferente e menos frequente quando comparados com um camião tradicional. Não é preciso estar frequentemente a mudar o óleo do motor, por exemplo. Mas existem outras funções que necessitam de inspeção e assistência. Os técnicos de assistência dos concessionários Volvo Trucks estão devidamente qualificados para cuidar dos novos camiões elétricos.