O Porto de Sines foi recentemente distinguido num estudo do Banco Mundial em conjunto com a consultorda IHS Markit como um dos portos mundiais com melhor performance no âmbito da sua atividade.
Mais concretamente, o porto português é o 18.º a nível mundial, figurando entre os 20 melhores do estudo The Container Port Performance Index 2020, que avaliou a competência de 351 portos no segmento da carga contentorizada.
Neste estudo foram analisados o tempo dos navios em porto, desde o registo de entrada até ao fim das operações e consequente saída do porto.
“Os investimentos que têm sido realizados nos últimos anos, como a aquisição de equipamentos com melhores índices de produtividade, a automação de processos e até mesmo a implementação atempada de medidas de prevenção e combate à COVID-19, trouxeram as garantias de fiabilidade operacional necessárias a este nível de classificação”, reagiu a Administração do Porto de Sines (APS), através de um comunicado.
“Este relatório demonstra que um porto é tão mais competitivo quanto mais o forem todas as entidades envolvidas no processo portuário. No caso particular do Porto de Sines importa realçar o relacionamento, a cooperação e a competência de todos os agentes económicos e autoridades que alavancam um porto cada vez mais reconhecido mundialmente”, destaca-se ainda.